segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Usando soros e sprays nasais

Antes de usar soros ou sprays nasais, assoe o nariz. Para aplicar soros, encha o dosador, incline a cabeça para trás e pingue as gotas no nariz. Para impedir a contaminação do resto do remédio, não encoste o dosador nas membranas nasais. Mantenha a cabeça inclinada por um período de cinco a dez segundos e aspire o líquido duas ou três vezes.

Quando usar um spray nasal, não incline a cabeça para trás. Coloque o spray no nariz e, ao mesmo tempo, aspire a aperte conforme indicado na bula. Não pare de apertar o spray até que o tenha tirado do nariz (para impedir que o muco nasal e as bactérias entrem no tubo e contaminem seu conteúdo).

E a menos que o médico tenha dito o contrário, não use soros ou sprays nasais por mais de 2 ou 3 dias. Caso tenham sido receitados para um período maior, não use o mesmo recipiente por mais de uma semana. As bactérias do nariz entram ali facilmente e acabam contaminando a solução. Se tiver de usá-los por mais de uma semana, compre um novo recipiente. Nunca deixe ninguém usar seu soro ou spray nasal.

Há medicamentos que devem ser usados como supositório. A próxima seção irá falar sobre como aplicar o supositório corretamente, especialmente se ele for mole demais ou se causar muita dor ao ser inserido.

0 comentários:

Design konnio.com