sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Como tratar a ulceração causada pelo frio

Para os fãs do inverno, não há nada mais estimulante do que o ar gelado e revigorante e uma cobertura de neve para esquiar, dirigir equipamentos especiais para a neve, andar de trenó ou apenas passear ao ar livre. Mas a geada pode causar uma sensação inesquecível se você não estiver protegido adequadamente. Na verdade, você pode não perceber o quão frio está, até que tenha uma ulceração por frio. Neste artigo, apresentaremos dicas sobre como tratar a ulceração por frio e se proteger do "frio de matar" futuramente.

A ulceração por frio ocorre quando os fluidos nos tecidos cutâneos começam a congelar ou a se cristalizar, restringindo o fluxo sangüíneo para a área afetada. A maioria dos casos de ulceração por frio ocorre nas mãos, pés, dedos, nariz e orelhas. O motivo pelo qual isso ocorre é que a temperatura corporal cai em reação à exposição prolongada ao frio, o coração tenta proteger os órgãos vitais aumentando a circulação para o torso em detrimento das extremidades.

É importante que você procure atendimento médico se suspeitar ter desenvolvido ulceração por frio, mas é necessário que algumas etapas sejam executadas imediatamente para reaquecer e proteger as áreas afetadas. Na próxima seção, saberemos como tratar imediatamente a pele congelada.
Hipotermia: o congelador
Quando a temperatura no corpo cair de sua média de 37ºC para menos de 35ºC, pode ocorrer hipotermia. Os sintomas da hipotermia incluem tremor, entorpecimento, sonolência, fraqueza muscular e desorientação. Em casos graves, a vítima pode ficar inconsciente.

A hipotermia é uma emergência que requer atendimento médico imediato. Enquanto isso, a vítima deve ser aquecida com cobertores ou mantas e, se consciente, tomar goles de uma bebida quente e sem álcool. Se a vítima estiver inconsciente, não tente administrar líquidos.

0 comentários:

Design konnio.com