segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Usando líquidos para ouvidos e olhos e pomadas para os olhos

Seus olhos e ouvidos são umas das partes mais sensíveis de seu corpo. Por isso é tão importante ter cuidado ao usar quaisquer medicamentos para essas áreas.

Líquidos para ouvidos

Líquidos para o ouvido devem ser administrados de forma a preencherem o canal auditivo. Para usá-los corretamente, incline a cabeça para um lado, deixando o ouvido que vai receber o remédio para cima. Segure o lóbulo da orelha e a puxe gentilmente para cima (em direção à parte superior da cabeça) e para trás para endireitar o canal.

Ao aplicar esses líquidos em crianças menores de três anos de idade, puxe o lóbulo da orelha delas para baixo (em direção ao ombro) e para trás. Encha o dosador e coloque o número de gotas receitado (normalmente é um dosador inteiro) no ouvido. Cuidado para não tocar as laterais do canal auditivo, já que o dosador pode se contaminar facilmente com esse tipo de contato.

Mantenha o ouvido inclinado para cima por um período de cinco a dez segundos, enquanto continua a segurar o lóbulo. Seu médico pode querer que você coloque um pedacinho de algodão limpo no ouvido para impedir que o remédio saia. Não lave ou limpe o dosador após o uso. Simplesmente coloque-o na garrafa e feche-a para mantê-lo longe da umidade.

Antes de usar líquidos no ouvido, você pode aquecê-los até a temperatura do corpo se esfregar o recipiente em suas mãos. Mas não coloque o recipiente em água quente. O líquido pode ficar tão quente que vai causar dor ou prejudicar seu ouvido. Além disso, água fervente também pode fazer o rótulo cair ou até estragar o medicamento.

Líquidos para os olhos

Antes de aplicar líquidos ou cremes nos olhos, lave as mãos. Então, sente-se ou deite-se e incline a cabeça para trás. Com o polegar e o dedo indicador, puxe a pálpebra inferior para baixo com cuidado, formando uma bolsa. Segure o dosador próximo da pálpebra, mas sem tocá-la. Aperte a quantidade receitada de remédio nessa bolsa e feche os olhos devagar. Tente não piscar. Mantenha seu olho fechado e use o dedo para aplicar um pouquinho de pressão no canto interno do olho por um minuto ou dois e impedir que o medicamento se perca pelo duto que escoa os líquidos da superfície dos olhos.

Se o médico receitou mais de uma gota por olho, espere ao menos cinco minutos antes de aplicar a próxima gota. Essa pausa ajuda a garantir que a primeira gota não seja lavada pela segunda ou que a segunda não seja diluída pelas lágrimas da primeira.

Quando terminar, limpe as lágrimas ou o excesso da solução com um lenço de papel limpo. Não lave ou limpe o dosador antes de colocá-lo de volta no recipiente (você pode contaminá-lo.) Aperte bem o recipiente.

Cremes para os olhos

Para aplicar pomada nos olhos, coloque a pomada na quantidade receitada na bolsa formada pela pálpebra (a mesma que ensinamos para os líquidos), evitando encostar o tubo na pálpebra, e feche o olho. Gire o olho algumas vezes para espalhar o creme.

Certifique-se de o líquido ou pomada seja para uso nos olhos (todos os produtos para uso nos olhos devem ser esterilizados para impedir infecções) e veja a data de validade. Não use um remédio após a data de vencimento e nunca use nos olhos um produto que mudou de coloração. Se achar que seu remédio tem partículas que não tinha antes, jogue-o fora

0 comentários:

Design konnio.com