segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Controlando alergias de manhã

Viver com alergias não é fácil. Praticamente todos os lugares que você visita são abrigo de alergias. Existem alguns onde não é possível evitar os alérgenos. É por isso que você precisa tomar medidas cautelosas para limitar ou controlar sua exposição a eles.

Este artigo mostrará maneiras de controlar as alergias enquanto você realiza atividades como fazer exercícios, jardinagem e viajar. Vamos começar pelo momento em que você acorda.

Controlando as alergias pela manhã

Um simples "bom dia" é uma contradição para os alérgicos. A rotina de um alérgico pode incluir rinorréia (nariz escorrendo), espirros constantes, cavidades sinusais sensíveis ao toque, coceira nos olhos e outros sintomas.

Para os que precisam seguir sua rotina, mesmo com todo esse desconforto, existem vária métodos naturais e não medicinais que podem ajudá-lo a minimizar seu sofrimento. E o que é melhor: gastando pouco.

Essa medidas, porém podem tomar um tempo extra, então você provavelmente terá que acordar um pouco mais cedo para realizá-las.

Irrigação nasal: é um método eficaz feito na pia do banheiro (mas lembre-se de que envolve pequenos jatos de água, então cuidado para não molhar sua roupa de trabalho). A irrigação nasal livra as passagens nasais de muco, bactéria, pó e outras sujeiras, além de suavizar passagens irritadas. Tudo o que você precisa é de 1 1/2 xícara de água morna, um aspirador nasal (encontrado junto a produtos para bebês na farmácia) ou garrafinha com spray nasal, 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture o sal e o bicarbonato na água e teste a temperatura para garantir que não esteja quente ou fria demais. Para administrar, puxe a água para dentro do aspirador e esguiche a solução salina em uma narina enquanto segura a outra fechando-a. Abaixe sua cabeça sobre a pia e assoe a água delicadamente. Repita o procedimento, alternando as narinas.

Os alérgenos também estão em seu travesseiro

Durante a época de polinização, o cabelo age como um imã atraindo o pólen e os esporos de fungos espalhados pelo ar. Quanto mais cabelos você tiver, pior será. Quando você se deita, estes elementos caem sobre o travesseiro e são rapidamente inalados, causando os sintomas de alergia na mesma noite ou na manhã seguinte. Para evitar essa situação, use um chapéu ou lenço quando estiver fora. Ou faça melhor, lave seus cabelos antes de ir para a cama.

Outra opção para a irrigação nasal pode ser um kit de irrigação salina.

Alívio com vapor: inalar vapor é um método mais demorado, mas pode ser mais eficiente. Coloque sua cabeça cuidadosamente sobre uma panela com água fervendo e cubra sua cabeça e a panela com uma toalha grande. Aspire o ar lentamente durante 5 a 10 minutos. Concentrar sua respiração transforma esse método em um excelente exercício de relaxamento.

Um toque quente (ou frio): enquanto estiver lavando o rosto, pressione um pano molhado com água morna sobre ele e segure por algum tempo. Ou então, se tiver tempo, enrole um pano em cubos de gelo e coloque em seu rosto. Você vai sentir alívio e refrescância instantâneos.

Sente e beba algo: tome goles de uma bebida quente, preferivelmente um chá cítrico ou uma bebida descafeinada, para aliviar a garganta e os seios da face. Em dias que você se sente congestionado, evite aquela enorme xícara de café com leite, pois os laticínios ajudam a engrossar o muco.

Não economize água: beba bastante água de manhã e durante o dia. Recomenda-se de oito a dez copos.

Uma massagem facial: ficar parado no trânsito não precisa significar perda de tempo. É uma oportunidade para você massagear os seios da face. Com o dedo indicador e polegar, pressione em cima e nos lados do nariz. Então, com o outro dedo indicador, massageie os lados do seu nariz. Faça essas massagens várias vezes por dia, se possível, pressionando firmemente.

Você acha que não pode ter uma reação alérgica enquanto se exercita? Pense novamente. A próxima seção vai mostrar como controlar suas alergias enquanto pratica atividades físicas.

0 comentários:

Design konnio.com