terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Outras doenças de pele no verão Micose da virilha

Outras doenças de pele no verão
Micose da virilha (Tínea cruris)

É uma lesão avermelhada, descamativa que ocorre em uma ou nas duas coxas, podendo afetar a pele do escroto.
Trata-se de situação das mais comuns, principalmente em meninos, que permanecem muito tempo com calção de banho molhado seguido de períodos com suor intenso. Há vários tipos de fungo que causam essa doença que muitas vezes persiste além do verão.

O que fazer: não permanecer com calção molhado. No caso de aparecimento de lesão, isolar a toalha utilizada e secar sem esfregar, pressionando o local. Procurar médico de imediato, caso contrário a lesão progredirá com aumento das lesões e mais sintomas. As duas figuras abaixo mostram o aspecto da tínea cruris causada por fungos diferentes.


Ptiríase versicolor (micose de praia ou pano branco)

A Pitiriase versicolor é uma dessas doenças que você já tem antes de ir para a praia, mas que só aparece quando você toma sol. O fungo que causa a pitiríase existe na pele normal, mas em algumas pessoas, causa doença. Em geral, as manchas são mais freqüentes no rosto e na região do peito.

A pele da pessoa com a micose não se bronzeia ao ser exposta ao sol. Isso faz com que surjam manchas mais claras na pele doente em comparação à pele sadia sem micose. Nem sempre as manchas são claras. Às vezes, elas podem ser mais escuras, por isso o nome da doença é pitiríase versicolor porque as manchas podem ser claras ou escuras. Uma das características é que ao passar a unha, a pele descama.


Existe uma outra doença de pele, também chamada de pitiríase Alba porque a cor das manchas é sempre branca que se confunde com a pitiríase versicolor, mas é tratada de outro jeito. Por isso é importante que o médico olhe a lesão, para indicar o tratamento mais correto

0 comentários:

Design konnio.com