segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Prevenção de infecções de ouvido

Como pai ou mãe, há algumas coisas que você pode fazer para reduzir as possibilidades de seus filhos contraírem infecções no ouvido médio. Mantenha seus filhos protegidos. Como geralmente as infecções no ouvido médio começam com um resfriado ou outro tipo de infecção nas vias respiratórias superiores, você ajudará a proteger seus filhos de infecções no ouvido, mantendo-os afastados de outras crianças com infecções. Certificar-se de que quaisquer alergias nasais que seus filhos tenham estejam bem controladas também pode ser benéfico. E se você for escolher uma creche para seus filhos, examine a política da creche quanto a crianças doentes. Ensino da técnica apropriada para assoar o nariz. Assim que seus filhos tiverem idade suficiente, ensine-os a assoar o nariz de maneira suave, em vez de com força excessiva, de forma a não levar a infecção até o ouvido. E ensine seu filho a não conter espirros, já que isso também pode levar a infecção para o ouvido. Não fume. Eis outra razão para não fumar: crianças que vivem junto a fumantes parecem ser mais suscetíveis a infecções do ouvido médio do que as que vivem em casas sem fumantes. A fumaça de cigarro irrita as mucosas das passagens nasais e a cavidade do ouvido médio, que por sua vez interfere no funcionamento normal da trompa de Eustáquio. Se você não conseguir parar de fumar, pelo menos deixe seu hábito fora de casa.

Tome cuidados especiais com mamadeiras. Evite dar mamadeira com leite ou sucos a bebês que estejam deitados de costas, porque o líquido rico em nutrientes pode fluir para a trompa de Eustáquio enquanto o bebê mama e permanecer lá, criando um rico caldo de cultura para organismos infecciosos.

Preste atenção aos sinais. É essencial que seus filhos sejam levados ao pediatra assim que você suspeitar de infecção no ouvido, mas para fazer isso, você precisa estar ciente quanto aos sintomas que podem indicar uma infecção de ouvido. Uma criança mais velha, que tenha uma infecção de ouvido, pode reclamar de dor no ouvido ou de sensação de ouvido entupido. Em uma criança mais nova que ainda não consiga descrever uma dor de ouvido, você precisa estar alerta para outros sinais que possam indicar uma iminente infecção de ouvido, como puxar ou esfregar as orelhas, qualquer problema de equilíbrio ou de audição, gritar mais alto do que o normal ou secreção escorrendo do ouvido. Sinais de que uma infecção de ouvido se instalou incluem febre, gritos, esfregação de orelha, náuseas e vômitos. Algumas vezes, nem toda a prevenção do mundo impede a instalação de uma infecção. Nesses casos, siga as dicas de tratamento da página seguinte.

0 comentários:

Design konnio.com