segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Ingredientes para a aromaterapia

Você precisará de apenas alguns ingredientes básicos para começar a praticar a aromaterapia. Provavelmente, você já possui a maioria deles.

Um copo medidor, algumas colheres medidoras e alguns funis pequenos serão necessários para começar a fazer aromaterapia. A menos que você adicione óleos essencias a um produto já pronto, você precisará de frascos ou recipientes apropriados para o armazenamento. Frascos simples são vendidos em drogarias, mas, caso você queira algo mais requintado, verifique alguma loja de produtos naturais. Compre também algumas etiquetas para os frascos. Tenha sempre à mão toalhas de papel e álcool para limpeza.

Um bom jogo de colheres medidoras é fundamental
para a aromaterapia

Você precisará de algo para medir quantidades pequenas de óleos essenciais e transferi-los para outros frascos. Alguns óleos essenciais são vendidos em frascos que possuem um dispositivo chamado redutor que permite que caia apenas uma gota de óleo por vez. Depois de algumas tentativas, você já conseguirá usá-lo com facilidade, mas não agite o frasco ou diversas gotas sairão de uma só vez. Conta-gotas de vidro também são um boa opção para se conseguir a quantidade certa de óleo essencial e eles são vendidos em drogarias, lojas de produtos naturais e também por alguns fornecedores de óleos essenciais.

Tenha cuidado para não contaminar seus óleos essenciais ao usar um conta-gotas de um óleo em outro. Não é necessário ter um conta-gotas para cada óleo. Apenas lave bem o conta-gotas com álcool e espere alguns minutos até que o álcool evapore completamente antes de usá-lo em outro óleo. Ter dois ou três conta gotas permitirá que você os alterne.

Se preferir, use um tubo longo e estreito chamado pipeta para medir pequenas quantidades de óleos essenciais. As pipetas podem ser feitas de vidro ou de plástico, entretanto, o mais fácil de usar - embora mais difícil de limpar - é o de plástico com uma pequena bomba na extremidade. Tente com água antes de começar a medir seus óleos essenciais. As pipetas são vendidas em catálogos de equipamentos químicos, em algumas drogarias e em catálogos de produtos aromaterapêuticos.

Para medir quantidades maiores, use um copo medidor. Um jogo de colheres medidoras também é útil para medir uma quantidade maior do que algumas gotas de óleo essencial. Além do equipamento, você também precisará de alguns óleos essenciais e de vários carreadores como óleo vegetal, água destilada, álcool e vodca. Você pode comprar ou encomendar alguns óleos vegetais mais requintados, como o de amêndoas, o de damasco, o de semente de uva e o de jojoba, na maioria das lojas de produtos naturais.

Aprenderemos mais sobre óleos carreadores na próxima seção.

Conversões de medidas em aromaterapia


Use a tabela de conversão abaixo para medir os óleos essenciais ao preparar as receitas aromaterapêuticas.

12,5 gotas 1/8 de colher de chá
5/8 gramas
1/6 dracma
5/8 ml

25 gotas 1/4 de colher de chá
1/24 gramas
1/3 dracma
11/4 ml

75 gotas 3/4 de colher de chá 4 gramas
1 dracma
3,7 ml

100 gotas
1 colher de chá
5/6 gramas
11/3 dracma
5 ml


Para aprender mais sobre aromaterapia e outras medicinas alternativas, veja os links a seguir.

Aromaterapia: aqui você aprenderá tudo sobre aromaterapia, como funciona, qual o papel dos óleos essenciais e como usá-la.

Perfil dos óleos essenciais: nós reunimos informações sobre algumas plantas usadas para produzir óleos essenciais. Neste artigo, você irá aprender sobre as propriedades e a preparar os óleos essenciais mais populares.

0 comentários:

Design konnio.com