quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

As células nervosas e o sistema nervoso

O elemento básico do sistema nervoso é a célula nervosa, ou neurônio. Em conjunto, os neurônios formam os nervos, fibras que transmitem os impulsos pelo corpo. Uma cobertura protetora de mielina, uma substância gordurosa, isola partes das fibras.

A ação das células nervosas é elétrica e química. Nas extremidades de cada célula nervosa existem regiões especializadas chamadas de terminais sinápticos, que contêm grande quantidade de minúsculos sacos membranosos que retém as substâncias químicas neurotransmissoras. Essas substâncias transmitem os impulsos nervosos de uma célula nervosa a outra. Após um impulso nervoso elétrico ter percorrido um neurônio, ele chega ao terminal e estimula a liberação de neurotransmissores de seus sacos.

Os neurotransmissores atravessam a sinapse (junção entre os neurônios vizinhos) e estimulam a produção de uma carga elétrica, que leva o impulso nervoso adiante. Esse processo é repetido várias vezes até que um músculo se mova ou relaxe ou uma impressão sensorial seja notada pelo cérebro. Esses eventos eletroquímicos podem ser considerados a "linguagem" do sistema nervoso, pela qual as informações são transmitidas de uma parte do corpo a outra.

Sistema nervoso

Existem duas divisões principais do sistema nervoso: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central consiste do cérebro e da medula espinhal. O cérebro está dentro do crânio e comanda as funções do corpo enviando e recebendo mensagens através da medula. Protegendo o cérebro e a medula estão os ossos, as camadas de tecido e o líquido cefalorraquidiano.

Uma vez que as mensagens deixam o sistema nervoso central, elas são conduzidas pelo sistema nervoso periférico. O sistema periférico inclui os nervos cranianos (nervos que se ramificam do cérebro) e os nervos espinhais (nervos que se ramificam da medula espinhal). Esses nervos transmitem mensagens sensoriais das células receptoras no corpo para o sistema nervoso central. Eles também conduzem os impulsos motores do sistema central para fora do corpo, onde os músculos e as glândulas podem responder a eles.

O sistema nervoso autônomo, que faz parte do sistema nervoso periférico, comanda todas as atividades involuntárias, mas necessárias à vida, incluindo a atividade dos órgãos internos e das glândulas.

Trabalhando juntas, essas divisões coordenam o ajuste e a reação do corpo às condições ambientais internas e externas.

0 comentários:

Design konnio.com