sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Exercícios para combater a síndrome do túnel do carpo

Dicas de exercícios terapêuticos
Os exercícios para combater a síndrome do túnel do carpo podem manter os tendões móveis, promover o fluxo sangüíneo e fortalecer os músculos. Contudo, interrompa qualquer exercício se isso fizer os sintomas piorarem.

Exercícios para as mãos

O Conselho Nacional de Segurança dos EUA sugere que sejam feitos os 4 exercícios a seguir 2 vezes por dia ou sempre que você tiver um intervalo.

Exercícios para o punho: com as palmas das mãos viradas para baixo e as mãos para fora, rode os dois punhos 5 vezes para cada lado.

Alongamento do polegar: estenda sua mão direita e agarre o polegar direito com sua mão esquerda. Puxe o polegar para fora e para trás até que sinta um leve alongamento. Mantenha assim durante 10 segundos e solte. Repita de 3 a 5 vezes com cada polegar.

Alongamento dos cinco dedos: abra bem os dedos das duas mãos e mantenha-os assim por 5 a 10 minutos. Repita 3 a 5 vezes.

Apertando com os dedos: esprema uma pequena bola de borracha com força em uma mão, 5 a 10 vezes. Em seguida, alongue os dedos. Repita com a outra mão (se você tem pressão alta, consulte seu médico antes de começar a fazer este exercício regularmente).

Exercícios de punho com pesos

Os exercícios a seguir, que requerem um pequeno haltere, podem fortalecer os punhos. Faça uma tentativa com eles, mas lembre-se de parar caso os sintomas piorem.

Flexões de braço: fique em pé e segure os pesos ao lado do corpo, com as palmas viradas para frente. Lentamente flexione os braços para cima, mantendo os punhos retos. Faça 10 flexões com cada braço; vá aumentando aos poucos até chegar a 40 flexões por vez, após algumas semanas.


As flexões de braço podem ajudar a fortalecer seus punhos, prevenindo a síndrome do túnel do carpo



Flexões de punho com a palma para cima: apóie seus antebraços em uma mesa, com as palmas viradas para cima e as mãos retas sobre a beirada. Usando um peso leve (0,5 a 1 kg) em cada mão, flexione os punhos para cima 10 vezes. No decorrer de várias semanas, aumente gradualmente para até 40 repetições em cada punho. Aumente em 0,5 kg o peso dos halteres a cada semana até um máximo de 2,5 kg. Contudo, não exceda 2,5 kg neste exercício ou você poderá traumatizar o punho.

Flexões de punho com a palma para baixo: adote a mesma posição usada no exercício anterior, mas deixe as mãos viradas para baixo. Flexione os punhos para cima 10 vezes. Aumente gradualmente o número de repetições ao longo de várias semanas.

Para muitos escritórios e lojas, a síndrome do túnel do carpo é uma condição que pode tornar o dia de trabalho cheio de dor e desconforto. Mas para muitos, fazer algumas mudanças simples no estilo de vida e acrescentar exercícios à rotina pode prevenir danos adicionais e promover a cura.

0 comentários:

Design konnio.com