segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Controlando reações alérgicas a picadas de insetos

Se você tiver sorte, não precisará chegar perto de uma vespa, abelha ou vespão enquanto estiver fazendo jardinagem. Mas se isto acontecer e você sofrer algum tipo de reação, é bom saber qual foi o inseto responsável para alertar o alergista. Sendo assim, se você precisar de imunoterapia, você saberá contra qual inseto você precisa se proteger.

Abelhas grandes

As abelhas grandes são fáceis de serem identificadas e evitadas. Elas são grandes, com corpo arredondado, possuem pequenos pêlos, além de listras pretas e amarelas. Sendo um dos insetos polinizadores mais importantes do mundo, as abelhas grandes preferem as flores e geralmente não incomodam as pessoas a menos que sejam provocadas.

Abelhas do mel

As abelhas do mel são menores, lisas e identificadas pela sua cor dourada. Elas também preferem as flores e, se puderem escolher, adoram climas mais quentes. Não são agressivas a menos que você perturbe sua colméia ou irrite-a mexendo em uma flor que ela esteja polinizando.

Vespas americanas

As vespas americanas são reconhecíveis por terem o corpo mais alongado e listras amarelas e pretas. Bater nelas poderá deixá-las mais agressivas, fazendo com que elas piquem repetidamente o indivíduo que as incomodou.

Vespões

Parentes das vespas americanas, os vespões têm listras brancas e amarelas com uma face branca ou amarela. Eles constroem grandes ninhos em árvores ou troncos ocos e os defenderão com múltiplas picadas.

Vespas

Vespas são insetos sem pêlo com a parte central estreita e com marcas pretas. Assim como os vespões e as vespas americanas, elas picam repetidamente quando provocadas. Infelizmente para os jardineiros e donos de casa, elas fazem seus ninhos em arbustos e próximos a habitats humanos, especialmente sob abas de telhado e abrigos, sob móveis que ficam ao ar livre.

Formigas lava-pés vermelhas

São consideradas muito perigosas. Elas possuem mandíbulas poderosas que se prendem facilmente na carne humana. Uma vez fixada, a formiga vai fazendo movimentos circulares dando picadas múltiplas com seu ferrão traseiro. Elas vivem em formigueiros grandes, geralmente encontradas em localizações rurais ou ao longo de rodovias, mas elas viajam pra qualquer lugar, incluindo gramados e jardins.

Mais bichos que picam/mordem

Outros insetos como moscas pretas, mutucas, formigas pretas ou vermelhas e pernilongos, mordem e picam também, porém não ativam reação do sistema imunológico. Vermelhão, coceira e inchaço no local da mordida resultam da reação do seu corpo à enzima tóxica encontrada na saliva deles. No entanto, alguns indivíduos podem ser mais sensíveis a essas toxinas do que outros e sofrerem uma reação mais inflamada e dolorosa.

Primeiros socorros em caso de picadas de insetos

No caso de uma picada, observe os sintomas de uma reação alérgica (anafilaxia), incluindo lábios, língua, ou orelhas inchados; desconforto ou agitação; rosto vermelho; urticária; sensações de picadas e coceira na garganta e na pele; pulsação ou ressonância nos ouvidos; espirro, tosse, ou dificuldade respiratória; náusea ou vômito; tontura; perda do controle da bexiga ou do intestino; convulsões; pulso rápido, fraco; pele fria, úmida, pálida; e não-sensibilidade. Você precisará de atenção médica de emergência para qualquer um desses sintomas.

Se não houver reação alérgica imediata, remova cuidadosamente o ferrão da pele puxando para fora, tomando cuidado para não se machucar com ele. Lave a área cuidadosamente com sabão e água e aplique gelo sobre ela. Coloque a parte do corpo que foi mordida em posição mais baixa que o coração a fim de diminuir a velocidade com que o veneno se espalha.

Há outras atividades ao ar livre que são difíceis para pessoas com alergia, como por exemplo: acampamentos. Continue a ler para aprender como controlar suas alergias ao acampar.

0 comentários:

Design konnio.com