terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Ácaros e esporos de fungos

Ácaros e esporos de fungos
Como se os pólens já não fossem o bastante, ainda há esporos de fungos flutuando pelo ar. Os esporos são diferentes do pólen na maneira de se reproduzir, mas são espalhados da mesma forma. Conforme a estação vai ficando mais quente (do verão até o começo do outono), os esporos entram nas correntes de ar, alguns preferindo os ventos secos e outros precisando de mais umidade e condensação para sair do solo. Mas, felizmente, apenas algumas dezenas (dentre as centenas existentes) de fungos causam reações alérgicas.
Descamando
Uma pessoa comum libera até 1,5 g de partículas de pele descamada por dia. Em apenas um grama de poeira, podem existir até mil ácaros!

(Não) Sacuda

Os esporos de fungos adoram a umidade e normalmente crescem no solo ou em vegetais em decomposição, fazendo com que as vítimas o inalem em atividades como cortar a grama, varrer folhas, limpar o porão, etc. Isso faz com que os esporos vão para o ar.

No entanto o pólen também podem entrar na sua casa através de uma janela aberta, carregados pela brisa. Se você tiver o ambiente ideal para eles se reproduzirem e prosperarem, eles irão se instalar muito facilmente. Os ambientes mais apreciados pelos fungos são aqueles que incluem cestos de roupas sujas, pilhas de jornais velhos, carpetes, troncos para lareira, terra, colchões e travesseiros de espuma, banheiras e porões escuros e úmidos. Além disso, vazamentos de canos ou janelas ajudam a aumentar a velocidade de crescimento dos fungos, principalmente se a água encontrar o carpete. Além disso, como se não bastasse, os umidificadores e vaporizadores também são uma grande fonte de fungos em lugares fechados. As tubulações de ar-condicionado, tanto de carros como de casas, também são lugares propícios para eles.

Caso você seja alérgico a esporos, sem ser alérgico a pólen, mudar para uma área seca e de grande altitude pode ajudar a aliviar suas alergias.

Ácaros domésticos

Ácaros domésticos pertencem à família dos aracnídeos. Embora essas criaturas microscópicas sejam inofensivas, suas fezes contêm proteínas às quais várias pessoas são altamente alérgicas. Na verdade, cerca de 80% das crianças com asma são sensíveis aos ácaros, assim como 10% da população em geral.


Uma das causas da asma
As fezes de ácaros domésticos são consideradas, por muitos alergistas, como o mais importante alérgeno associado à asma, já que podem não apenas causar a doença como também desencadear as crises de falta de ar.

Os ácaros adoram se alimentar de produtos ricos em proteína, como descamação de pele humana e animal. Não é possível enxergar os ácaros, a não ser que se esteja usando um microscópio. Um colchão comum pode ter de 100 mil a 10 milhões de ácaros. Mas eles também podem ser encontrados em carpetes e outros móveis, especialmente quando esses locais são quentinhos.

Talvez você esteja se perguntando: "os aracnídeos não voam, então como é que o problema pode estar no ar?". Você tem razão, eles não voam, mas o problema é que suas fezes podem ser levadas ao ar e são elas que causam alergias. Ao sacudir seus cobertores, bater no travesseiro, sentar no sofá ou andar pelo carpete, milhões de pequenos pedaços de fezes são arremessados no ar e permanecem no ar de 20 a 30 minutos antes de assentar.

Nos EUA, os ácaros existem em todos os lugares, com exceção de desertos e locais mais altos do que 1.600 metros. A temperatura ideal para eles é o ambiente com umidade maior do que 50%. Na América do Norte, as regiões da Costa do Golfo, especialmente a ensolarada e úmida Flórida, e do Noroeste do Pacífico, são os lugares favoritos. No resto do mundo, os ácaros florescem no norte da Europa, Venezuela, Brasil, partes da Austrália, Nova Zelândia, Japão e no Reino Unido.

Na próxima seção, vamos concluir nossa análise sobre a rinite alérgica dando uma olhada geral em como as baratas e animais de estimação podem causar os sintomas.


Termos em um relatório médico
Conjutivite: olhos irritados, vermelhos, lacrimosos ou inchados devido a alérgenos do ar.
Dermatite de contato: tipo de coceira causado pelo contato da pele com um irritante ou substância ao qual você possa ser alérgico.

Prurido: coceira.

Rinite: o termo para os sintomas produzidos pelo nariz ou vias nasais irritadas.

Rinite não alérgica: sintomas nasais causados por inflamação não alérgica ou problemas anatômicos nas vias nasais, mas que podem ser semelhantes aos sintomas causados pelas alergias.

Rinite alérgica perene: rinite que dura o ano todo e é causada por fungos, descamação de pele animal, ácaros, etc. Os sintomas são semelhantes aos da febre do feno mas podem perdurar por mais tempo.

Rinite alérgica sazonal (febre do feno): este tipo de rinite alérgica normalmente ocorre do começo da primavera até o outono, período em que o pólen de árvores, gramíneas e ervas atinge seu pico.

Rinorréia: nariz escorrendo.

Sinusite: inflamação ou infecção de qualquer um dos ossos dos seios da face, os sinus. As infecções agudas têm vários sintomas, enquanto as infecções crônicas têm bem poucos.

Urticária: reação alérgica com coceira.

1 comentários:

Jorge disse...

Cadê o remédio?

Design konnio.com