segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Usar xampus e condicionadores da maneira certa

Xampus e condicionadores
É possível aprender a cuidar do seu cabelo com amor e carinho e deixá-lo menos rebelde. Veja como usar xampus e condicionadores da maneira certa.

Não exagere no xampu - lavar com muita freqüência é uma das causas mais comuns do cabelo seco. Muitas pessoas acreditam que um cabelo extremamente limpo é um cabelo mais saudável, e acabam lavando mais de uma vez por dia. Mas xampus costumam conter fortes agentes de limpeza que podem tirar a oleosidade natural do cabelo. Esta oleosidade auxilia a manter a umidade.

Por outro lado, um xampu suave irá estimular as glândulas que produzem óleo. Por isso, não fique mais do que três dias sem dar uma boa lavada.

Seja gentil com seus cabelos - o cabelo seco é o tipo mais frágil de cabelo e está sujeito a se quebrar, trate-o com carinho. Ao lavar, seja gentil. Evite puxar ou esticar os seus cabelos, pois isso exerce tensão sobre os fios. Não esfregue com as unhas, que podem quebrar os fios e irritar o couro cabeludo. Em vez disso, durante a lavagem, use as pontas dos dedos.

Use um xampu suave - os cabelos ressecados precisam de algo suave e levemente ácido. Os xampus ideais para cabelos secos têm um pH entre 4,5 e 6,7, mas aqui vai uma boa regra: não use nada no cabelo que você não usaria no seu rosto. Xampus alcalinos ressecam o cabelo. Já os xampus ácidos são os melhores para cabelos secos.

Abuse do condicionador - cabelos muito secos precisam de condicionador. Procure por produtos que contenham pouco ou nada de álcool, que resseca ainda mais o cabelo. Ler os rótulos ajuda, mas pode ser ainda mais simples dar uma cheirada antes de comprar: condicionadores com pouca ou nenhuma fragrância costumam ter pouco ou nada de álcool. Se o seu cabelo realmente for ressecado, pense na possibilidade de usar um condicionador para a noite, que você aplica antes de ir para a cama (durma com uma touca de banho) e enxagua de manhã.

Para cabelos extremamente secos e danificados, pode ser uma boa idéia usar um creme para o corpo que contenha vaselina e glicerina (como Moisturel) em vez de um condicionador. Aplique o hidratante para umedecer os cabelos, coloque uma touca de banho e passe a noite assim. Lave-o completamente pela manhã.

0 comentários:

Design konnio.com