terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Pitiríase alba e herpes labial

A pitiríase alba não é uma micose. É uma doença que aparece nas pessoas com história pessoal ou familiar de alergias e atopia (asma, bronquite, rinite alérgica, eczema atópico). Ela também é uma doença que você já tem antes de tomar, mas ao tomar sol, a área com pitiríase não fica bronzeada aparecendo como manchas brancas. Daí a dificuldade de diferenciar da pitiríase versicolor.

As manifestações da doença surgem principalmente após a exposição intensa da pele ao sol. As manchas brancas que se formam também são descamativas e aparecem na região do rosto, de limites imprecisos e muitas vezes com um aspecto pontilhado. Devido às manchas claras, a doença muitas vezes é confundida com a pitiríase versicolor. As localizações mais frequentes são a face, tronco e membros superiores.

O uso de fotoprotetor ajuda a prevenir as manchas esbranquiçadas. O tratamento da lesão deve começar antes da exposição ao sol.

Herpes labial

São vesículas que aparecem no lábio, principalmente na região inferior.
Não é exatamente uma doença do verão, mas associado à exposição intensa à radiação solar. Dura de cinco a dez dias, mas é doloroso e impede o contato social, porque uma das recomendações é evitar o beijo.

Lave sempre bem as mãos após encostar no herpes para não espalhar a doença em outras mucosas como dos olhos, boca ou genitais.

O que fazer: evitar a exposição exagerada ao sol se isso é um desencadeante para herpes em você e consultar médico de imediato.
O que não fazer: não furar as bolhas.

0 comentários:

Design konnio.com