quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Como escolher um alergista

Escolhendo um médico
Pode ser difícil escolher um médico para tratar suas alergias. Ele deve ser seu clínico geral ou especialista em doenças internas? Ou deve ser um alergista, um médico que se especializou no tratamento de alergias? Esta seção ajudará você a escolher o médico certo.

Encontrando o médico certo

Você pode começar sua jornada de tratamento da alergia visitando seu clínico geral. Afinal, vocês já estabeleceram um relacionamento e ele está familiarizado com seu histórico médico - ou pelo menos tem o seu registro. Isso vale também para o pediatra, se for o seu filho quem tem alergias. Seu clínico geral pode ajudar a determinar se os sintomas são resultado de uma reação do sistema imunológico (ou seja, uma alergia) ou um problema não imunológico, como uma infecção, intolerância ou doença específica.

Muitos clínicos gerais têm bons conhecimentos de alergias e asma e são plenamente capazes de tratar esses problemas. Contudo, às vezes o clínico geral pode recomendar que você consulte um alergista, que é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de asma e alergias. Depois de se formar em medicina e fazer três anos de residência em medicina interna ou pediatria, os alergistas fazem mais dois anos de estudos em alergia e imunologia. Um alergista credenciado é um médico que, depois de passar por tudo isso, foi aprovado em um exame minucioso na sua especialidade. Você também pode decidir buscar os conhecimentos de um alergista se o seu clínico geral não estiver conseguindo controlar ou tratar adequadamente os seus sintomas.

Quando procurar um médico

Se você estiver passando por qualquer um dos problemas a seguir, marque logo uma consulta com um médico:

se precisou recentemente receber tratamento de emergência para anafilaxia, uma reação alérgica grave e potencialmente fatal caracterizada por edema da garganta e constrição da vias aéreas;

se está tendo os sinais da asma, como dificuldade para recuperar o fôlego, chiado e tosse, especialmente à noite e após exercícios físicos; falta de ar; sensação de aperto no peito (esses sintomas exigem atenção médica imediata);

se seus problemas nasais estão causando sintomas secundários, como infecções crônicas ou recorrentes nos seios da face, congestão nasal ou dificuldade para respirar;

se você tem rinite alérgica sazonal ou outros sintomas alérgicos durante vários meses do ano;

anti-histamínicos e outros medicamentos obtidos sem receita médica não controlam seus sintomas alérgicos ou criam efeitos colaterais inaceitáveis, como sonolência;

se os sintomas estão interferindo na sua habilidade de desempenhar atividades cotidianas;

se os sintomas diminuem sua qualidade de vida.
Você também pode considerar a possibilidade de consultar um especialista:

para receber um aconselhamento específico sobre controle ambiental;

se você acha que pode ser um candidato para a imunoterapia (vacinas).
Agora que você sabe que tipo de médico escolher e quando marcar uma consulta, é importante saber como conversar com o seu médico. A próxima seção se concentra em perguntas que você deve fazer a você mesmo antes de marcar a primeira consulta.


Como escolher um alergista
Começar o tratamento com um médico novo pode ser intimidador. Estas dicas ajudarão você a escolher o alergologista certo para você:

peça uma recomendação ao seu clínico geral;
peça a amigos e parentes a indicação de um médico;
pergunte para qual problema ele foi consultado, o método de tratamento e como o médico respondeu às preocupações e dúvidas. Descubra se o médico tem convênio com seu plano de assistência médica.

0 comentários:

Design konnio.com