terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Fitofotodermatose

Quem não gosta de preparar uma caipirinha? Ou de espremer o limão em um peixe frito ou camarão? Entre os amantes dessa prática agradável e associada ao ambiente de praia e de férias de verão há aqueles que tem uma reação alérgica fototóxica com compostos psoralênicos das frutas cítricas com nome grande: fitofotodermatose.


Trata-se de uma lesão decorrente da interação entre o suco da fruta, mais comumente o limão, mas pode ocorrer com outras frutas cítricas como a laranja, a tangerina e o maracujá. O figo pode desencadear quadro semelhante. Sorvetes não industrializados, freqüentemente vendidos em praias, podem ter algum tipo de suco cítrico propiciando situação semelhante.. O efeito pode ser o mesmo. Na maioria dos casos, há pouca dor com manchas escuras nas mãos e lábios, locais onde há mais contato. Mas, lesões mais graves podem ocorrer com erupção de bolhas com queimação e ardência intensa.

O que fazer: no caso de contato com suco de limão em ambiente de exposição solar, lavar de imediato com água. Não expor a área que entrou em contato com o limão ao sol antes de lavar bem o local.

O que não fazer: Não se expor ao suco de limão ou laranja embaixo do sol forte. Se você desenvolver uma fitofotodermatose deve evitar o sol até o desaparecimento das manchas. Isso pode levar semanas a meses. Use fotoprotetores.

0 comentários:

Design konnio.com