quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Efeitos metabólicos do envelhecimento

Conforme você envelhece, é normal ganhar peso, certo? Isso pode ser normal (se você definir "normal" como "comum"), mas não é desejável e também não é uma coisa inevitável. Muito provavelmente você está pesando mais do que estava há dez anos. Ou talvez sua cintura tenha aumentado, mas a proporção permaneça a mesma.

Entender o que acontece com o peso à medida que seu corpo envelhece o ajudará a controlá-lo. A partir dos 25 anos, a gordura total do corpo começa a aumentar, ao passo que a massa muscular e a água do corpo diminuem. Como resultado, você pode pesar mais com a idade e perder parte do tônus muscular de sua juventude.

Por que há um declínio da massa muscular? Uma taxa metabólica basal mais lenta (BMR) é a culpada. A BMR é o número de calorias que você queima diariamente para alimentar funções involuntárias do corpo, como os batimentos cardíacos, função cerebral e digestão. A BMR depende da composição do corpo. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você queima, 24 horas por dia. É por isso que o músculo é um tecido de alta manutenção e requer mais calorias que a gordura para se sustentar.

O declínio na massa muscular que começa por volta dos 25 anos, juntamente com um declínio no nível de atividade, significa que você precisa de menos calorias aos 60 anos do que precisava aos 10. Por exemplo, o BMR de um homem com 90 quilos é de cerca de 1.930 calorias por dia entre 18 e 30 anos.

Após os 60, seu corpo precisa de cerca de 350 calorias a menos para manter seu peso e boa saúde. Se você ainda está comendo como um adolescente aos 60 e não aumentou sua atividade física, definitivamente você está engordando.

Para as mulheres, a menopausa geralmente significa ganho de peso. Quando os ovários param de produzir o hormônio estrogênio, a massa muscular pode diminuir a ponto de reduzir o BMR. Quando isso ocorre, as mulheres ganham uma significante quantidade de gordura, geralmente no abdômen, mesmo sem consumir mais calorias.

Falando do abdômen, o local onde você armazena a gordura extra, ele também afeta sua saúde.

Se você tem a forma de uma maçã (gordura concentrada no meio do corpo), tem mais chance de ter doenças cardíacas do que se você tiver a forma de uma pêra (peso extra ao redor de seus quadris e nádegas). O peso em excesso em qualquer local também aumenta as chances de desenvolvimento de certos cânceres e diabetes e isso também agrava a artrite nos quadris e joelhos.

Alterações respiratórias
Com o envelhecimento, seus pulmões se tornam menos elásticos e a parede torácica do peito enrijece. Além disso, a expansão de sua traquéia contribui para uma diminuição da superfície de seus pulmões. Você não consegue tossir com tanta força, o que também diminui sua capacidade de expulsar germes de seus pulmões. É por isso que as pessoas mais velhas são mais propensas a infecções respiratórias, como resfriados, por exemplo.

Se você já fumou, seu potencial respiratório é reduzido em seus últimos anos. Adultos mais velhos também têm alguma dificuldade para engolir, o que aumenta as chances de aspirar partículas de comida e outras substâncias para dentro dos pulmões. A aspiração é uma causa comum de pneumonia em adultos mais velhos.

A capacidade e o funcionamento dos pulmões decresce com o tempo e isso significa que você pode se sentir mais ofegante após subir um lance de escadas ou após uma caminhada hoje do que há 20 anos. A boa notícia é que exercícios minimizam algumas das mudanças nos pulmões e no sistema respiratório inteiro.

Idosos fisicamente ativos, praticantes de exercícios aeróbicos regulares como caminhadas e ciclismo, mantêm uma capacidade aeróbica melhor do que a de seus colegas que não se exercitam, e melhor do que a de pessoas mais jovens, porém sedentárias. De fato, pessoas idosas bem condicionadas podem atingir níveis de desempenho pulmonar que excedem o de pessoas muito mais jovens. A perda de função pulmonar é um grande prognóstico de doença e morte de adultos mais velhos.

Exercite sua perspicácia
Se novas situações o deixam desconfortável, talvez você deva se exercitar mais freqüentemente. Qual é a conexão? Com a idade, o cérebro precisa de mais tempo para processar novas informações; assim, você pode evitar situações não familiares em prol do conforto. Isso, porém, limita seu mundo.

O exercício regular pode ajudá-lo a expandir seus horizontes. Estudos mostram que quanto mais fisicamente condicionados os idosos estão, mais eles toleram situações novas. O condicionamento físico o ajuda a reagir mais rapidamente a novas situações, novos rostos ou um novo ajuste social, talvez se adaptando tão rapidamente quanto alguém bem mais jovem.

0 comentários:

Design konnio.com