quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cigarrilha, cigarros de palha e cigarros de cravo Cigarrilha

Cigarrilha, cigarros de palha e cigarros de cravo
Cigarrilha

Um tipo de charuto fino, meio termo entre os cigarros e os charutos. Esses "charutos em miniatura" são descendentes do cheroot, um charuto pequeno, muito popular na Era Vitoriana.


As cigarrilhas, de acordo com os fabricantes, são produtos feitos a partir do fumo natural ou homogeneizado (mistura de pó de fumo, papel e aglomerante), e com tamanho semelhante ao de um cigarro, tanto no comprimento quanto na espessura.


Estão sendo consumidas pelos tabagistas que acreditam que ela não faz mal à saúde, por não serem tragadas como os demais cigarros. Isso é um engano, pois possui os mesmos componentes tóxicos dos cigarros convencionais, além de maior concentração de nicotina.

Cigarros de Palha

São vistos pelos jovens como opções naturais, portanto, associados como não perigosos. É feito com fumo de corda picado com canivete que depois é enrolado em palha de milho. A palha, por não permitir a passagem de ar, tornam as tragadas mais intensas e concentradas, levando a um aproveitamento de quase 100% desse tipo de cigarro.


Não possuem filtros levando a uma maior absorção de substâncias cancerígenas, bem como os mais altos níveis de dependência.





Cigarros de Cravo

Conhecidos mundialmente como Kreteks ou Gudan Garam, são originários da Indonésia. São considerados os mais nocivos à saúde por conterem 1/3 de cravos picados e 2/3 de tabaco comum. As concentrações de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono são 3 vezes maiores em relação a dos cigarros comuns.

Um estudo do Centro de Controle de Doenças (1999) identificou concentrações de alcatrão que chegam até 60 mg por cigarro. Uma outra substância chamada Eugenol, nome do óleo de cravo que confere seu aroma característico, é adicionada a esses cigarros fazendo com que a tragada fique mais suave.

O Eugenol possui propriedade anestésica, desencadeando tontura e existem relatos de indivíduos sensíveis a essa substância que tiveram paralisia respiratória.


Os adolescentes e adultos jovens logo enjoam do seu gosto; porém, a dependência já instalada os leva ao alto consumo dos cigarros industrializados.

Bidis

São importados da Índia e a marca mais conhecida é o Bàli Hài. São comercializados em diversos sabores agradáveis e atrativos para o adolescente e o adulto jovem, com o objetivo de camuflar o gosto e odor não agradável e característico do tabaco. Entre os sabores podemos citar: chocolate, baunilha, uva, morango, menta, canela e cereja. O tabaco é enrolado em folhas secas de tendu (planta indiana) dando a aparência de natural.


Não possui filtro, expondo o fumante a uma maior quantidade de substâncias que agridem seu organismo. Um único Bàli Hài possui 3 vezes mais monóxido de carbono e cinco vezes mais alcatrão (composto de substâncias cancerígenas) que um cigarro comum.

0 comentários:

Design konnio.com