terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Baratas e alergias causadas por animais de estimação

Os ácaros e suas fezes podem até causar um pequeno calafrio quando pensamos neles, mas pelo menos não podemos vê-los.

Agora, as baratas são bem visíveis. Embora fujam rapidamente, deixam para trás suas fezes, que contêm uma enzima digestiva que pode causar alergia. Como se isso não fosse o bastante, partes de baratas mortas, que são alergênicos, aderem a partículas de pó que sobem para o ar e causam reações alérgicas. O pior é que dedetizar a casa pode acabar aumentando o problema, já que haverá mais partes de barata pelo pó. É por isso que o melhor é usar armadilhas.

Longevidade
As baratas herdarão a Terra, não tenha dúvida. Estes insetos onívoros já existem há 350 milhões de anos, sempre se alimentando de sujeira e comida e espalhando alérgenos.

Assim como os ácaros, as baratas adoram um ambiente quente e úmido. Embora nem todas as baratas vivam em lugares fechados, as que entram em casas para procurar alimentos (e se reproduzir) ocupam todos os cômodos (embora a cozinha seja o seu lugar predileto).

Alergias a animais domésticos

É triste admitir, mas gatos, cachorros e outros animais de estimação também produzem alérgenos, principalmente os encontrados em pele descamada e na saliva. Os gatos, com o gosto peculiar pelo banho de saliva, espalham os seus alérgenos da saliva para o pêlo.

Quando o pêlo seca, os alérgenos voam pelo ar. As partículas de alérgenos produzidas por gatos são pequenas e podem flutuar por várias horas. Elas também podem se prender a roupas e serem transportadas a outros ambientes. A urina de gatos e roedores também é um alérgenos. Felizmente, o cachorro provoca alergias menos intensas e freqüentes do que o gato, mas sua saliva e pele também contêm alérgenos. Embora os cachorros não se limpem com a mesma disposição que os gatos, vários deles gostam de nos lamber, o que pode provocar reações alérgicas.

Pássaros, camundongos, porquinhos da Índia, ratos, coelhos e cavalos também podem afetar indivíduos mais sensíveis. No entanto, sabe que tipo de animal não causa alergia? Anfíbios e répteis.

Peixes também parecem estar relativamente livres de alérgenos. Mas como nem tudo são rosas, cuidado com os esporos de fungos que crescem ao redor do aquário.

Várias substâncias no ar podem causar a rinite alérgica, incluindo esporos de fungos, fezes de ácaros, restos de baratas e pele de animais. Entender o que causa alergias é o primeiro passo para combatê-las.


Alergias causadas por animais domésticos: fato ou ficção?
Mito: algumas raças de cães, como o Chihuahua, são melhores para pessoas com asma e alergias.

Fato: a pele descamada é o que causa alergia e não o pêlo dos animais. Como todos os cachorros descamam, não há raças livres de alergia. Porém, existe bastante diferença de uma raça para outra no que diz respeito a alérgenos, fazendo com que você possa tolerar uma raça melhor do que tolera outra. Já com os gatos, o alérgenos mais comum é responsável por 90% das alergias, o que significa que, se você é alérgico a um gato, provavelmente é alérgico a todos.

Mito: exposição contínua a animais de estimação irá diminuir as alergias.

Fato: a exposição contínua não irá diminuir as alergias e a melhor maneira para aliviar os sintomas é tirar o animal da casa. Caso essa não seja uma opção, os donos de animais devem deixá-los fora do quarto, lavá-los toda semana para reduzir os alérgenos do ar, pedir para um membro não alérgico da família escová-los fora da casa e limpar a gaiola ou caixa de areia dos animaizinhos sempre. Utilize um filtro HEPA no quarto e retire os carpetes.

0 comentários:

Design konnio.com