segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Como fazer diluições aromaterapêuticas

Algumas pessoas acham que é mais fácil medir gotas, enquanto outras preferem usar colheres de chá. Isso vai depender da quantidade que você precisa medir de uma única vez e do tamanho do recipiente. O tamanho de uma gota varia, dependendo do tamanho da abertura do conta-gotas, da temperatura e da viscosidade (espessura) do óleo essencial. As colheres de chá geralmente são mais apropriadas se você estiver preparando grandes quantidades de misturas aromaterapêuticas.

A maioria das diluições são a 2%. Isso significa que 2 gotas de óleo essencial são adicionadas a cada 100 gotas do óleo carreador - uma diluição segura e eficaz para a maioria das aplicações aromaterapêuticas. Uma diluição de 1% é sugerida para crianças, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.

As diluições a 3% ou mais são somente usadas para receitas fortes como em ungüentos ou para terapias localizadas, quando se quer tratar apenas uma pequena parte do corpo. Lembre-se sempre que, em aromaterapia, quantidade não significa necessariamente qualidade e uma concentração muito forte pode causar reações não desejadas. Veja a seguir as diluições padrão.

Diluição a 1%: 5-6 gotas de óleos carreadores.
Diluição a 2%: 10-12 gotas (aproximadamente 1/8 de uma colher de chá) para cada 31 g de óleo carreador.
Diluição a 3%: 15-18 gotas (aproximadamente 1/4 de uma colher de chá) para cada 31 g de óleo carreador.
Você pode também misturar vários de seus óleos essenciais favoritos. Veremos como fazer misturas aromaterapêuticas na próxima seção.

As ervas e a aromaterapia


As ervas podem ser muito importantes e eficazes nos tratamentos de aromaterapia. As ervas e os óleos essenciais combinados têm mais poder de cura que qualquer um deles sozinho. As ervas emprestarão suas propriedades medicinais menos concentradas, porém mais completas.

Óleos feitos da maceração de ervas em óleos vegetais são chamados de óleos infundidos. Eles podem substituir os óleos vegetais simples em receitas aromaterapêuticas para se obter um medicamento mais potente. Você pode comprar um óleo infundido ou fazer o seu.

Compre um ungüento, uma loção ou um creme de ervas e misture-o aos óleos essenciais para obter uma combinação de ervas e óleos essenciais. Tente encontrar produtos à base de ervas que contenham pouco ou nenhum óleo essencial, caso contrário seu produto final terá muito óleo essencial.

0 comentários:

Design konnio.com