segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Controlando as alergias longe de casa

Se já foi diagnosticada a sua alergia ou intolerância a algum alimento, a melhor maneira de se evitar os sintomas é simplesmente evitar o alimento. Mantenha-o longe de casa. Mas o que acontece quando você é convidado a comer na casa de um amigo? A etiqueta, hoje, permite que você informe aos seus amigos e parentes que você tem alergia ou intolerância a algum alimento.

A menos que seu anfitrião também sofra de alergias alimentares, pode não saber como evitar totalmente alimentos problemáticos. Seu anfitrião pode não saber notar traços de alérgenos. Seja educado ao pergutar o que será servido no jantar e como é feito o tal prato, ou, quem sabe, ofereça-se para levar algum tipo de prato. Se necessário for, explique para eles (brevemente) sobre sua alergia e alerte-os dos alimentos alérgenos escondidos.

Para um anfitrião, ter convidados com alergia a certos tipos de alimentos requer flexibilidade e compreensão. Não se ofenda se seus convidados trouxerem sua própria entrada, recusarem aqueles salgados que você passou horas preparando, ou fizerem perguntas detalhadas sobre o bolo de aniversário e os ingredientes. Um homem prevenido vale por dois. Além disso, não há nada pior do que ter de ligar para a emergência por uma reação anafilática e acabar com sua festa. Ao convidar seus amigos, tenha o hábito de perguntar se eles são alérgicos ou têm intolerância a algum alimento.

Reuniões com poucas pessoas garantem um maior controle do anfitrião. Em reuniões onde o grupo de participantes é grande, pense em todos que você quer chamar e imagine que alguém tem alergia a alimentos. Evite bandejas de nozes e mantenha muitas frutas e vegetais frescos sobre a mesa. Limite o uso de produtos embalados e processados e ofereça uma ampla seleção de bebidas. Como uma dica importante, não permita que fumem pois isso poderia levar os que têm asma ou alergia a sofrerem os sintomas. Evite buquês de flores frescas e mantenha seus animais de estimação afastados. E antes de iniciar a festa, faça uma boa limpeza, usando aspirador de pó.

O principal é ter em mente que não é falta de educação proteger sua saúde. Na maioria dos casos, é geralmente a falta de comunicação que leva a possíveis incidentes alérgicos na casa de outra pessoa. Explicar suas necessidades pessoais é geralmente o suficiente para qualquer anfitrião tentar fazer um ambiente confortável para todos os seus convidados.

0 comentários:

Design konnio.com