sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Tratamentos alternativos para a Intestino irritável

Tratamentos alternativos para a SII
Como a medicina ainda não criou uma cura para a síndrome do intestino irritável, quem tem esse problema pode acabar ficando frustrado e desanimado. Mas não precisa ser assim. Há vários métodos alternativos para tomar as rédeas da SII.

O efeito hortelã
Antes de partir para os medicamentos, que podem trazer efeitos colaterais bem sérios, pense na hortelã. Vários estudos mostraram que ela consegue reduzir os sintomas da SII, especialmente nos casos em que as cólicas e a diarréia são os principais problemas. Esses estudos envolveram, principalmente, cápsulas de óleo essencial de hortelã (0,2 ml mentol) e descobriram que uma cápsula por refeição é a dosagem que oferece os melhores resultados.

No entanto, beber duas xícaras de chá de hortelã forte (deixe dois saquinhos de chá em uma xícara de água quente coberta por 20 minutos) é tão eficaz quanto.

Apesar da hortelã poder aumentar a azia, não traz nenhum outro efeito colateral.


Escreva um diário

Escrever um diário pode ajudar bastante para que você e seu médico determinem qual a possível causa do seu desconforto ou quais fatores podem agravá-lo. Por cerca de duas semanas, registre tudo o que comeu, o humor em que estava, o estresse pelo qual passou e como foi que seu estômago se sentiu. Mulheres também devem registrar as datas do ciclo menstrual, já que algumas sofrem mais com a SII quando estão perto da menstruação.
Ao anotar os momentos de estresse, por exemplo, dá para você começar a perceber as causas e tomar as medidas necessárias para alterar uma situação estressante. E pode conseguir diminuir ou eliminar certos alimentos que parecem agravar os seus sintomas.

Aprenda a relaxar

O estresse tem o dom de agravar a SII. Para se ter uma idéia, alguns pacientes têm suas maiores crises de SII logo após uma situação estressante. O primeiro passo para aprender como relaxar é, simplesmente, ficar consciente de quando seus músculos ficaram tensos, para que possa relaxar essa tensão.

Uma técnica para relaxar a tensão é o relaxamento muscular progressivo. Você tensiona (contrai) e depois relaxa cada grupo muscular, passando pelo corpo todo. Isso permite ficar mais consciente de como seus músculos se sentem quando estão tensos e quando estão relaxados.

Embora esta técnica possa ser útil para algumas pessoas, tente diferentes métodos de relaxamento e veja qual o que melhor se adapta a você.


Fique pronto para cair e levantar

Várias vezes, as pessoas vêem o mundo de uma maneira muito radical. Elas são perfeccionistas e nunca estão dispostas a ceder. Este tipo de atitude pode ter um efeito negativo sobre o sistema digestivo. E é verdade, as pessoas que encaram a vida de maneira mais tranqüila permanecem mais saudáveis e não sofrem tanto com a SII. Por isso, a maneira que os portadores da SII podem se ajudar é enfrentar e compreender seus medos e preocupações. Talvez uma solução seja buscar ajuda profissional.


Fique pronto para cair e levantar

Várias vezes, as pessoas vêem o mundo de uma maneira muito radical. Elas são perfeccionistas e nunca estão dispostas a ceder. Este tipo de atitude pode ter um efeito negativo sobre o sistema digestivo. E é verdade, as pessoas que encaram a vida de maneira mais tranqüila permanecem mais saudáveis e não sofrem tanto com a SII. Por isso, a maneira que os portadores da SII podem se ajudar é enfrentar e compreender seus medos e preocupações. Talvez uma solução seja buscar ajuda profissional.


Imagine-se em lugares sem estresse

A mentalização é uma técnica de relaxamento que ajuda a tirá-lo do aperto. Feche seus olhos e imagine uma cena relaxante. Mas faça isso imaginando os detalhes, como os seus sentidos são afetados neste lugar: visão, audição, olfato, tato e paladar. Pode ser que CDs de relaxamento ou CDs com sons calmantes da natureza ou mesmo música ajudem-no a visualizar cenas relaxantes.

Exercícios

A atividade física ajuda o sistema digestivo a trabalhar de maneira correta. Os exercícios também podem auxiliar os portadores de SII ao fazerem-nos esquecer dos sintomas e promover a liberação de endorfinas, os hormônios do corpo que o fazem sentir bem e controlam sua dor. Mas prefira exercícios moderados, já que treinamentos podem causar diarréia. Maratonistas, por exemplo, possuem fama de terem diarréia.

Estressado? Respire fundo

Esta é a maneira mais fácil e rápida de liberar a tensão de seu corpo quando não houver tempo para fazer exercícios ou técnicas de relaxamento mais profundas. Respire profunda e lentamente, permitindo que seu peito suba e desça devagar. Concentre-se na inspiração e expiração.

Não coma tão rápido

Se comer muito rápido, aumenta a probabilidade de engolir ar, que pode percorrer o sistema digestivo na forma de gases intestinais. E mascar chiclete também é mais uma coisa que pode fazer com que engula ar.

Faça várias refeições menores

Refeições com muita comida podem sobrecarregar o sistema digestivo, causando cólicas e diarréia. Por outro lado, se comer refeições menores e com mais freqüência, vai estar facilitando o trabalho do seu corpo.


Cuidado com os laxantes

Laxantes à base de magnésio são relativamente seguros (exceto para quem tem problemas nos rins), mas o melhor ainda é conversar com seu médico antes de tomá-los, pois alguns médicos preferem que os pacientes com SII, não usem laxantes. Além disso, verifique os rótulos e siga as instruções do fabricante com cuidado. O uso em excesso de laxantes que contêm estimulantes pode prejudicar seu intestino.

Pegue leve no álcool

O álcool pode causar diarréia.

Não fume

Fumar pode afetar a motilidade (capacidade de se movimentar) do sistema digestivo.

Organize um grupo de auto-ajuda

Freqüentemente, pessoas com SII sentem-se como se estivessem sofrendo sozinhas. Para ajudar essas pessoas a apoiarem umas às outras, grupos de apoio foram criados em vários lugares.A síndrome do intestino irritável não precisa ser um problema que o impeça de levar uma vida normal. Se aprender como controlar a SII, dá para viver sem dor e sem preocupações.

0 comentários:

Design konnio.com