quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Guia para os testes de alergia

Há vários tipos de testes de alergia, os mais comuns são os cutâneos e de sangue. Se seu médico quiser fazer testes cutâneos, você provavelmente terá de marcar outra consulta com ele, já que leva algum tempo para fazer a aplicação e leitura do teste. Você também pode precisar marcar outra consulta caso tenha tomado um anti-histamínico ou outro medicamento recentemente, já que esses podem interferir nos resultados.

Esta seção explica os vários tipos de testes de alergia e o que eles podem dizer a você e ao seu médico.

Testes por escarificação ou puntura

Esses testes cutâneos envolvem aplicar na pele pequenas gotas diluídas do alérgeno suspeito e então esfregar ou beliscar a pele para que o alérgeno seja absorvido. São testados vários alérgenos de cada vez e a maioria dos alergistas usa combinações baseadas nos alérgenos encontrados na sua convivência. O braço é usado para um número menor de testes; as costas são usadas para testes mais extensos. Se você é alérgico a um alérgeno em particular, terá uma reação a ele na forma de vermelhidão e/ou bolha em menos de 20 minutos. O médico ou um assistente inspecionará as áreas onde foi feita a aplicação e escreverá um número correspondente ao tamanho e extensão da reação. Os testes cutâneos não são dolorosos, mas podem coçar. Ocasionalmente, o braço fica inchado.

Testes intradérmicos

Outro tipo de teste cutâneo, o teste intradérmico, envolve injetar uma minúscula quantidade do alérgeno irritante sob a pele. Os testes intradérmicos são mais sensíveis e podem identificar melhor as substâncias que você tem alergia fraca. A maioria dos alergistas certificados faz os testes por escarificação primeiro e depois faz o acompanhamento com um teste intradérmico. As pessoas geralmente têm medo desse tipo de teste por causa da agulha, mas ela é pequena e só escorrega de leve por baixo da pele.

Cada tipo de teste cutâneo tem suas vantagens e desvantagens. Os testes por escarificação/puntura permitem que o médico teste um grande número de alérgenos de uma vez. Os testes intradérmicos proporcionam mais precisão na determinação de certos alérgenos. Os dois tipos de testes são usados para determinar alergias comuns, como a pêlos de gato, esporos de fungos e plantas. Eles nem sempre são válidos para alergias a alimentos ou produtos químicos.

Se você fizer um teste por escarificação ou intradérmico, não poderá sair do consultório logo em seguida. Pedirão para você esperar pelo menos 30 minutos para o caso de você desenvolver uma reação mais forte.

Testes de contato

Os testes de contato são geralmente usados para determinar a fonte da dermatite de contato. O médico aplicará nas suas costas adesivos quadrados, cada um contendo possíveis alérgenos. Os pacientes geralmente usam esses adesivos por cerca de 48 horas porque as reações a eles podem se desenvolver lentamente. Você não pode tomar banho enquanto estiver com os adesivos. Como nos testes por escarificação e puntura, a área exposta ao alérgeno ficará inchada e vermelha se você for alérgico. Poderá coçar um pouco.

Testes sangüíneos

Os testes de sangue são geralmente feitos em pessoas com reações alérgicas fatais ou que têm erupções de pele extensas ou problemas na pele que tornam o teste cutâneo impraticável. Se você tem alergia alimentar, os testes de sangue podem revelar os alérgenos específicos. Chamado de RAST (ou teste radioalergosorbente), o teste de sangue mede a quantidade de anticorpos IgE que seu corpo produziu como resultado da exposição a um certo alérgeno. Nenhum teste é perfeito e o RAST pode tanto fazer um diagnóstico exagerado quanto deixar passar certas alergias.

Além disso, é mais caro que o teste cutâneo. Os testes RAST variam de laboratório para laboratório. Dados recentes sugerem que o CAP RAST é a forma mais confiável desse teste.

Desencadeamento alimentar controlado duplo-cego

Outra maneira de detectar alergia a alimentos é com o desencadeamento alimentar controlado. As proteínas encontradas na comida são escondidas em cápsulas de gel e o paciente recebe essas cápsulas assim como cápsulas de placebo. As reações às várias cápsulas são anotadas. Esse teste elimina conclusões subjetivas por parte do paciente ou do médico, porque nenhum deles sabe quais cápsulas contêm as proteínas alimentares antes que o paciente as tome (por isso é chamado de "duplo-cego"). Contudo, o teste consome tempo, é complicado, caro e o médico pode não observar as reações tardias.

Um método menos invasivo, embora consuma mais tempo e esteja sujeito à subjetividade e erro do paciente, é o método de tentativa e eliminação. Uma seleção limitada de alimentos é eliminada da dieta durante um período de três dias a três semanas. Cada alimento então é gradualmente recolocado à dieta e qualquer reação que ocorra é anotada.

Todos os testes de alergia, apesar de serem efetivos, podem dar resultados enganosos. Os resultados precisam sempre ser interpretados no contexto do histórico do paciente. É por isso que seu histórico e seu trabalho de investigação são tão cruciais para o diagnóstico apropriado.

Contudo, há testes que você deve evitar por terem efetividade questionável.

Testes de alergia a serem evitados

Alguns testes de alergia continuam sendo questionáveis aos olhos dos profissionais médicos (e das suas pesquisas). Muitos são baseados em tratamentos cuja segurança e efetividade não são comprovadas. Esta seção cobrirá alguns testes de alergia considerados questionáveis. Antes de iniciar qualquer tratamento, é melhor consultar seu médico.

Teste citotóxico

Nesse teste para alergia alimentar, as células brancas do paciente são misturadas com o antígeno alimentar. As células são examinadas em busca de alterações, o que determina se há uma alergia alimentar. Problemas: o teste pode mostrar um resultado negativo se o alimento não foi comido recentemente. A habilidade do técnico que lê os resultados pode afetar a precisão do teste. E por último, é caro.

Cinesiologia aplicada

O alérgeno é colocado na mão do paciente e o examinador empurra o outro braço para determinar a resposta muscular. Se a pessoa for alérgica ao alérgeno, o examinador será capaz em empurrar o braço para baixo com pouca resistência. Se a pessoa não for alérgica, o examinador terá grande dificuldade para empurrar o braço para baixo.

Teste do pulso

Nesse teste, a freqüência cardíaca é medida após a exposição a um alérgeno em particular.

Teste de provocação-neutralização, também conhecido como Técnica de Provocação Intradérmica ou Provocação Sublingual e Neutralização.

A parte da provocação: doses cada vez mais fortes de um alérgeno são dadas por injeção (intradérmica) ou sob a língua (sublingual) até que os sintomas apareçam. A parte da neutralização: as doses são diminuídas até que os sintomas desapareçam.

Teste RAST IgG

Os que defendem esse teste alegam que essa é outra resposta alérgica, mas isso não foi comprovado. Na verdade, as respostas da IgG são geralmente protetoras. Esse é um dos testes usados para medir a efetividade da imunoterapia com veneno de animais. O significado do teste é, na melhor das hipóteses, questionável e sujeito a má interpretação.

Se o labirinto de testes para alergia já é difícil de percorrer, pode também ser uma árdua tarefa escolher um remédio para alergia. A próxima seção dará a você as informações necessárias para escolher o medicamento apropriado.

0 comentários:

Design konnio.com