segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Controlando as alergias enquanto faz jardinagem

Para o alérgico, a época de florescimento em jardins nem sempre é o que deveria ser . Ao invés de apreciar a beleza de um jardim florido e suas belas cores, os que têm rinite alérgica costumam ter seus problemas agravados devido ao pólen.

As pessoas que têm alergia a picada de inseto temem encontrá-los. Nesta seção, ajudaremos você a evitar esses dois perigos, e voltar a cultivar um belo jardim. Vamos começar com algumas recomendações gerais.

Antes de se aventurar a plantar ervas, cortar a grama ou aparar as cercas vivas, procure se informa sobre a quantidade de pólen no ar. Se estiver alta, deixe para arrumar o jardim um outro dia e poupe-se de sofrimento. Se a quantidade de pólen no ar for tolerável, vá em frente, mas não antes de se vestir adequadamente para desafiar os alérgenos. Use uma máscara contra o pó, luvas de jardinagem, uma camisa de manga comprida, óculos escuros ou de proteção e cubra os cabelos com lenço ou chapéu.

Quando for podar, plantar ou apenas passear, considere o seguinte:

Se você tiver alergia a abelhas, evite as flores muito coloridas.
Os insetos adoram as flores tanto quanto os humanos. Tenha cuidado com o local onde coloca suas mãos e verifique de quem é o território que você está invadindo. As pessoas que têm alergias graves a picadas de insetos devem tomar maiores precauções ao mexer em jardins ao ar livre ou até mesmo em estufas.
As cascas de árvore, cascalho, tijolo,palha e pedras são umas das mais populares coberturas do solo. Apesar das coberturas manterem as ervas daninhas longe e manterem o solo frio, elas também constituem um refúgio para os esporos de fungos.
Mantenha a grama cortada regularmente para que ela não espalhe sementes (ou seja, o pólen). Recolha as folhas que caem, pois são fonte de fungos.
Solte sua criatividade ao projetar um jardim com alérgenos reduzidos. Faça um jardim de pedras ou um jardim japonês usando pedras e cristais de rocha, areia, água e alguns toques de verde.
Opções de jardinagem
com menos alérgenos

Descobriu-se que algumas árvores, gramas e flores/arbustos são menos alergênicos:

Àrvores: maçã, cereja, palmeira-leque da china, maçã selvagem, corniso, palmeira-leque, abeto, espinheiro, castanheiro, magnólia, pêssego, pêra, pinha, ameixa e tulipa.

Gramados: centeio perene, santo agostinho, festuca-alta (todas devem ser cortadas para prevenir que floresçam).

Flores, arbustos e coberturas de solo: azaléia, begônia, primavera, madeira de buxo, cactus, clematite, aquilégia, equinácea, açafrão, dália, margarida, cravo, dichondra, cinerária, gladiola, hibisco, azevinho, hosta, jacinto, não-me-toque, iris, musgo da irlanda, espora, lavanda, lírio, cravo-de-defunto, narciso, oleandro, orquídea, amor-perfeito, peônias, pervinca, petúnia, flox, papoula, ranúnculo, flor-de-maçã, olaia, seringueira, sálvia, boca-de-leão, girassol, relva do olimpo, eucalipto, tulipa, verbena, viburno, vinca, violeta, moranguinho do mato, iúca, e zínia.


Apesar dessas serem boas dicas, elas não vão manter seu quintal livre de pólen. Isso porque o pólen pode viajar pelo ar por até 800 km. Você pode até manter certos arbustos aparados ou retirar algumas árvores do seu próprio quintal, mas o pólen pode vir de plantas e árvores do quintal do seu vizinho ou mesmo de outra cidade ou estado.

Jardinagem livre de pragas e de pesticida

Ervas daninhas e insetos são uma praga para os jardins. Muitos jardineiros combatem as pragas com um arsenal químico, esguichando cada planta, flor e inseto exposto com substâncias químicas tóxicas. Enquanto jogam os produtos, se dão conta de que essas substâncias químicas (e seus resíduos) podem facilmente ser transportadas para dentro de casa pelos sapatos, animais de estimação e crianças. Se você tem alergia a vespas, os pesticidas químicos podem salvar sua vida. Por outro lado, se você precisa lutar contra natureza, utilize os seguintes controladores naturais de pestes.

Para pestes de jardim

Use predadores amigáveis como joaninhas, louva-a-deus e afídeos . A maioria desses insetos podem ser comprados em lojas de jardinagem.
Misture ervas com cheiro forte, tais como manjericão, alho, pimenta, alecrim e sálvia, no meio dos vegetais e frutas.
Para ervas daninhas

Remova as ervas da maneira tradicional: arrancando-as. Contrate ajuda se necessário
Acabe com as ervas daninhas da calçada esguichando uma mistura de 1 xícara de sal, 1 colher (de chá) de detergente lava louça e 1 litro de vinagre.

0 comentários:

Design konnio.com