segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dicas para tratar picadas e mordidas

Regras gerais
Antes de iniciar, vamos esclarecer uma coisa: se você começar a sentir sentir sinais de doença (febre, perda de consciência, náusea, tontura ou vômito) após ter sido picado ou mordido, não tente se tratar sozinho, vá ao médico imediatamente.

Gelo - picadas de mosquitos e aranhas não venenosas podem causar coceira. Pode-se aliviar a sensação com compressas geladas. Isso ocorre porque o gelo diminui a inflamação e reduz a dor e a coceira. Faça assim: resfrie a picada por 20 minutos em intervalos de algumas horas.

Não tem erro - a loção de calamina, muito usada em crianças, é vendida sem prescrição médica (e geralmente é mais barata do que os cremes e pomadas de hidrocortisona).

Dê uma chance aos anti-histamínicos - como a coceira é uma reação alérgica leve, pode-se usar anti-histamínicos. E lembre-se de que eles não devem ser usados por indivíduos sensíveis, mulheres grávidas, pessoas com alergias aos compostos dos produtos ou aquelas que tomam medicamentos que possam reagir com esses anti-histamínicos. Consulte seu médico para que ele indique o que é mais adequado a você.

Reconheça os sinais de uma reação grave - a mordida de uma aranha venenosa pode causar uma reação alérgica grave. Por isso, é importante saber reconhecer os sinais de uma reação alérgica. Os sintomas de anafilaxia, ou reação alérgica grave, incluem dificuldades na respiração, urticária no corpo todo e perda de consciência. Se esses sintomas surgirem, deve-se levar o indivíduo afetado ao pronto-socorro mais próximo para receber tratamento médico.

Remova os carrapatos com cuidado - para retirar um carrapato, utilize uma pinça e (chegando o mais próximo possível da pele) prenda-o totalmente e puxe-o em linha reta para cima. Não queime, esmague ou esprema o carrapato, nem tente puxar a cabeça ou o corpo dele, já que isso pode parti-lo e pode deixar partes debaixo de sua pele. Se sobrarem quaisquer partes dele no corpo, deve-se usar as pinças para removê-las. Depois, deve-se aplicar um anti-séptico no local, como álcool ou pomada com antibióticos.

Pare o sangramento - se a mordida de um animal causou um sangramento grave, cubra o local com um pano limpo ou gaze e pressione a área com a palma da mão. Caso a ferida seja grande, amarre com firmeza um cachecol, toalha ou camiseta ao redor do local para que a área mantenha-se sob pressão e dessa forma a circulação pare (o ideal é que dê para colocar ao menos um dedo entre o pano e a pele). Imobilize a área. Caso a mordida tenha ocorrido nas pernas ou braços, eleve-os e procure tratamento médico o mais rápido possível.

Leve as perfurações a sério - uma mordida que deixa somente um arranhão pode simplesmente ser lavada com água e sabão e depois coberta por algum creme ou pomada bactericida. Porém, o mesmo não se aplica às mordidas que perfuram a pele. Uma perfuração precisa de cuidados médicos porque há o risco de o animal ter raiva, por isso, tente se lembrar do comportamento do animal antes da mordida.Converse com médicos ou veterinários da região para verificar se houve surtos de raiva recentemente.

Tome uma antitetânica - se um animal mordeu você e a mordida partiu a pele, é melhor entrar em contato com o médico para saber se é necesária uma injeção antitetânica. As mordidas podem infeccionar facilmente devido à grande quantidade de bactérias existentes na boca de um animal.

Denuncie um animal às autoridades responsáveis - caso tenha sido mordido por algum animal, ligue para o Centro de Zoonoses ou outra autoridade responsável para contar o ocorrido. As autoridades competentes podem querer rastreá-lo e capturá-lo para observação, especialmente nos casos de suspeita de raiva. Caso o animal pertença a um vizinho, avise-o do ocorrido.

Previna-se - fique longe de animais selvagens, mesmo se eles deixarem você se aproximar. Não os irrite, mesmo que não pereçam perigosos. A maioria dos animais e insetos não vai incomodar com você, a menos que os incomode antes.

Conheça a fauna local - o melhor mesmo é conhecer os tipos de insetos e animais que existem na área em que você mora, assim você vai saber quais deve evitar. Se vive em uma área que possui cobras e escorpiões venenosos, por exemplo, aprenda como reconhecê-los e evitá-los.

As picadas mais temidas e mais perigosas são as de cobras. Na próxima seção, vamos aprender como lidar com picadas de cobras e como descobrir os locais com maior probabilidade de abrigá-las.

0 comentários:

Design konnio.com