segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Usando cremes e pomadas de uso tópico

A maior parte das pomadas e cremes de uso tópico (aplicados sobre a pele) afeta apenas a área onde são diretamente aplicados. A maioria dos cremes e pomadas é cara (especialmente os esteróides) e deve ser aplicada em uma fina camada. Uma camada fina é tão eficaz quanto uma camada grossa, além de ser mais econômica. Além disso, alguns cremes e pomadas com esteróides podem causar efeitos colaterais tóxicos se aplicados em excesso.

Antes de aplicar o creme ou pomada, umedeça a pele colocando a área embaixo da água ou passando um pano molhado. Seque bem a área e aplique o medicamento seguindo as instruções. Massageie sobre a pele até que desapareça.

Se seu médico não indicou se deveria usar um creme ou pomada, peça o que preferir ao farmacêutico. Cremes não possuem gordura e não mancham suas roupas, são os melhores para se usar no couro cabeludo ou em outras áreas do corpo com pêlos. No entanto, se sua pele for seca, peça uma pomada. Pomadas ajudam a manter a pele macia.

Se o médico lhe mandar colocar uma proteção sobre a pele após a aplicação, use papel filme. Uma proteção segura o medicamento próximo à pele e ajuda a mantê-la úmida para que o remédio seja absorvido. Siga EXATAMENTE as instruções de seu médico e mantenha a proteção no lugar somente durante o tempo recomendado. Se deixar a proteção por tempo demais, uma quantidade excessiva da droga pode ser absorvida e levar a efeitos colaterais aumentados. Não use uma proteção sem a aprovação de seu médico e nunca use proteções para uma lesão que libere líquidos.

Caso precise da liberação contínua e controlada do remédio, o adesivo transdérmico pode ser uma boa opção. Para ver informações sobre o uso correto desses adesivos sem causar irritações na pele, vá para a próxima seção.

0 comentários:

Design konnio.com