sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Prevenção da ulceração por frio

Com um pouco de planejamento e preparo, você pode proteger sua pele e, em primeiro lugar, impedir que a ulceração por frio se desenvolva. Saiba como fazer isso:

Use roupas com tecidos especialmente desenvolvidos para o frio ou umidade. Vista roupas de lã volumosa entrelaçada, solta e com trama acrílica entre o seu corpo, pois esse é o segredo para manter-se aquecido e seco. Procure usar roupas feitas com materiais isolantes.

Mantenha sua cabeça protegida. As antigas esposas concordariam com isso. Você pode perder significativa quantidade de calor corporal do pescoço para cima. Isso se deve à grande quantidade desproporcional de sangue circulando acima do pescoço. Use um chapéu de lã, manta e protetor de ouvidos para manter todo o seu corpo aquecido, dos pés à cabeça.

Cubra-se, cubra-se, cubra-se. Mantenha suas mãos e pés bem aquecidos com meias de polipropileno, luvas intermediárias e meias de lã, respectivamente. Vista uma camiseta leve e por cima dela uma outra mais pesada, cobrindo-se com moletom ou suéter de lã e, finalmente, uma jaqueta para proteção contra o vento e impermeável. Botas com meias separadas e removíveis de feltro também são uma boa idéia. Os especialistas concordam que o vestuário e os sapatos não devem ser apertados. Por exemplo, punhos e botas muito apertados podem diminuir a circulação nas extremidades. As botas devem ter espaço suficiente para que você movimente os dedos, mesmo se você estiver usando dois pares de meias.

Enrole os pés com sacos plásticos. Os sacos agem como uma barreira, a fim de manter os pés secos se as botas ficarem úmidas.

Movimente as mãos. Se os dedos começarem a formigar, faça vários movimentos rotativos com o punho, a fim de aumentar a circulação sangüínea para os dedos congelados.

Alimente-se corretamente. Uma alimentação deficiente e a fadiga podem exacerbar o problema ao reduzir a resistência e impedir a circulação, tornando-o mais suscetível à ulceração por frio. Se você participar de alguma atividade física no frio, consuma gorduras e carboidratos complexos, como nozes e massa integral, para energia de longa duração, e açúcares simples, como balas, para rápido estímulo de energia.

Evite a ingestão de álcool. As bebidas alcoólicas podem prejudicar seu nível de consciência em relação ao frio. Além disso, o álcool é um diurético, o que pode contribuir para a desidratação. E, talvez o mais importante, o álcool faz com que o corpo perca calor mais rapidamente.

Saiba que os medicamentos também influenciam. Como o álcool, determinados medicamentos podem prejudicar o discernimento, fazendo com que você não perceba que está se tornando uma "escultura de gelo"! Fique atento principalmente aos tranqüilizantes, sedativos e anti-histamínicos e lembre-se de que muitos medicamentos podem influenciar sua capacidade de pensar claramente; verifique a bula ou converse com o farmacêutico se desconfiar que qualquer medicamento que esteja tomando possa ter esse efeito.

Não fume. Algumas pessoas podem achar que o fato de fumar as aquecerá quando estiverem congelando. A verdade é que o ato de fumar contrai os vasos sangüíneos e diminui a circulação nas extremidades, o que explica por que os fumantes têm alto risco de ulceração por frio.

Não toque metais ou combustíveis. O contato com tais elementos no frio pode causar ulceração por frio instantânea, fazendo com que você fique "grudado" neles. Se isso acontecer, pingue água quente (novamente, em torno de 40 a 43ºC) sobre o local da lesão para soltá-los.

Se estiver preso devido a um dia rígido de inverno, fique no carro. Isso é o melhor a se fazer, a menos, é claro, que esteja sob risco imediato ou possa procurar ajuda muito próximo ao local onde esteja. Enfrentar uma tempestade pode deixá-lo fatigado e desidratado; ambas as condições o predispõem à ulceração por frio e à hipotermia. Você também corre o risco de se perder. Além disso, as equipes de resgate podem ajudar mais facilmente um carro do que uma pessoa em perigo. Portanto, fique no carro.

Sempre tenha um kit de emergência no carro. Além do kit de primeiros socorros e ferramentas para reparo de pequenos problemas, como pneu furado, tais suprimentos incluem proteção para você. Carregue uma caixa com um ou dois cobertores, um par extra de luvas, um chapéu, botas, proteções de ouvidos, um suéter para viagem, velas, fósforos, água envasada e lanches de alto nível calórico. Almofadas de aquecimento usadas por caçadores também podem ser úteis.

Com essas dicas para prevenção e tratamento de ulceração a frio, você poderá manter-se protegido do "frio de matar".

0 comentários:

Design konnio.com