segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Usando medicamentos líquidos

Usando líquidos
Medicamentos líquidos são usados de várias maneiras. Alguns devem ser usados externamente, sobre a pele, olhos, ouvido, nariz ou garganta. E há outros que são usados internamente. Antes de tomar ou usar qualquer medicamento líquido, leia a bula com atenção para saber as instruções corretas.

Suspensões são produtos líquidos que contêm partículas que se depositam no fundo do recipiente. Elas devem ser agitadas antes de usar para que cada aplicação contenha a proporção correta de ingredientes. Se não agitar a cada vez que for usar, pode não conseguir a quantidade correta do ingrediente ativo, e como a quantidade de líquido restante na garrafa vai ficando menor, a droga pode ficar mais concentrada. Assim, pode acabar recebendo mais ingrediente ativo do que precisa. E a dose poderia chegar até a níveis tóxicos.

Se esse tipo de medicamento tiver de ser aplicado na pele, coloque uma pequena quantidade em um pedaço de algodão, gaze ou cotonete (não use pedaços de algodão ou gaze muito grandes, já que vão absorver mais medicamento do que o necessário, desperdiçando uma boa quantidade). Não coloque o medicamento na mão, pois você pode derramá-lo. Nunca mergulhe os cotonetes, pedaços de gaze ou algodão ou mesmo seus dedos diretamente no vidro.

Líquidos que devem ser engolidos precisam ser medidos corretamente. Quando seu médico receita uma colher de chá de um medicamento, está pensando em uma colher médica de 5 ml. As colheres de chá comuns que temos em casa podem ser de 2 a 10 ml de líquido. Se usar uma dessas para medir seu remédio, talvez use remédio de mais ou de menos a cada dose. Peça ao farmacêutico uma colher de chá médica ou um desses potinhos de plástico para medição de líquidos. A maioria deles é muito barata, e funciona muito bem para medir as dosagens corretas.

0 comentários:

Design konnio.com