terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O pólen das ervas Alergias

O pólen das ervas
O pólen das ervas também pode ser bastante irritante para quem sofre de alergias. Esta seção vai mostrar como o pólen de ervas pode causar alergia.

Por que o nome é
febre do feno?
Ao contrário da percepção popular, a febre do feno não é uma reação alérgica somente ao feno e nem é uma febre. Na verdade, o termo foi criado no Velho Mundo, quando durante a época de colheita de feno, o nariz de todo mundo começava a escorrer e as pessoas começavam a espirrar. Com colheita ou sem colheita, a febre do feno é causada pelo pólen de árvores, gramas e ervas. Caso você esteja curioso sobre o termo técnico para esse problema, ele é chamado de polinose.

A ambrósia é quem manda

Quando o assunto é alergia causada por ervas, a ambrósia é a número 1. Seu pólen é um dos mais potentes e somente uns poucos grãos são suficientes para produzir a febre do feno, algo bem ruim se considerarmos que uma ambrósia consegue produzir bilhões de grãos de pólen a cada estação. O pólen da ambrósia já foi encontrado a 643 km dentro do mar e a 3,2 km no espaço.

Embora haja poucos lugares para se esconder, há áreas que a ambrósia não aprecia muito, como a região norte da costa leste ou a ponta mais ao sul da Flórida, ambos nos EUA. Já a costa oeste americana tem ambrósia ocidental, que não é tão ruim quanto a ambrósia gigante mas ainda causa alergia. Nos estados das Montanhas Rochosas, embora não haja ambrósia, existem várias outras ervas produtoras de pólen.

Outros tipos de ervas

Algumas ervas são polinizadoras prolíficas. Há a erva-azeda, por exemplo, que possui diferentes variedades: amarga, verde, branca e amarela, e poliniza desde abril até o mês de dezembro nos Estados Unidos.

Outras ervas com as quais devemos nos cuidar são a áster, tifa, trevo, dente de leão, Epilobium angustifolium, artemísia, urtiga, erva-de-porco, Eschscholtzia californica, salva e salsola. Juntamente com as ervas daninhas, algumas ervas de cultivo, como a alfafa, cânhamo, lúpulo, girassol e as do gênero melitotus, também produzem pólen.

Monitorando o pólen de ervas

Alergistas e meteorologistas podem lhe ajudar a tomar cuidado com as alergias causadas por pólen ao avaliar e relatar, constantemente, sobre a quantidade de pólen na atmosfera. Durante a temporada de pólen, esses especialistas fazem contagens diárias para medir o número de grãos de pólen em cada metro cúbico de ar durante um período de 24 horas. O instrumento utilizado para colher o pólen é um bastão de plástico, ou outro objeto semelhante, coberto por uma substância oleosa, que gira sempre colhendo pólen para ser examinado no microscópio e contado. No entanto, há fatores que podem limitar a precisão das contagens, como as correntes de vento, as chuvas e a umidade local.

Nos EUA, muitos jornais listam contagens locais de pólen na seção de meteorologia e alguns noticiários anunciam essas contagens durante o quadro sobre o tempo. A contagem ouvida no noticiário aconteceu há 24 ou 48 horas e elas podem mudar rapidamente, dependendo das condições climáticas. Por exemplo, as contagens ficam piores em dias limpos e com vento, e costumam melhorar em dias chuvosos ou após as primeiras ondas de congelamento. Leve em consideração as condições do tempo do dia anterior (quando a contagem de pólen foi feita) antes de chegar a quaisquer conclusões sobre a quantidade de pólen do dia atual.

Onde encontrar contagens de pólen nos EUA

Caso você não costume ver a contagem de pólen no jornal ou na TV, é possível obtê-las acessando a seguinte página da internet:

National Allergy Bureau of the American Academy of Allergy, Asthma, and Immunology (Escritório Nacional de Alergias da Academia Americana de Alergias, Asma e Imunologia) em www.aaaai.org (em inglês)


The Asthma and Allergy Foundation of America (Fundação Americana para Asma e Alergia): afa.org (em inglês)
As flores podem causar alergias?
As flores são presentes maravilhosos, mas para alguém suscetível a alergias, são um problema.

Embora o pólen das flores não se disperse no vento tão facilmente quanto os outros tipos de pólen, ele pode causar problemas em um ambiente fechado. Se você não tem outra escolha a não ser dar flores, escolha aquelas com poucos estames salientes, como os lírios, por exemplo (os estames são os órgãos reprodutivos masculinos da flor e são os responsáveis por produzir pólen).

Então, antes de dar a flor, faça você mesmo a remoção desses estames. Caso contrário, dê orquídeas, que são outra boa escolha por não liberarem pólen tão facilmente e, mesmo quando soltam, esse pólen costuma ser bem tolerado. Para se ter uma idéia de como elas são louvadas por essas características, as orquídeas são o símbolo da Fundação Americana de Asma e Alergia (Asthma and Allergy Foundation of America).


A primavera é a estação do pólen no hemisfério norte, quando as plantas brotamapós o inverno. No Brasil, a estação das alergias é o outono, devido à poluição ambiental mais concentrada no fenômeno da inversão térmica.

Agora que já falamos sobre os pólens produzidos por gramíneas e ervas, chegou a hora de dar uma olhada em mais dois causadores da rinite alérgica. A próxima seção irá falar sobre os males dos ácaros e esporos de fungos

0 comentários:

Design konnio.com