sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Dicas de estilo de vida para combater a síndrome do túnel do carpo

Dicas de estilo de vida
Para a maioria das pessoas, a chave para combater a síndrome do túnel do carpo é a prevenção: faça mudanças antes que a STC se torne um problema. Se você já estiver sentindo algum pequeno formigamento, dormência e queimação associados à STC, pode ser capaz de impedir danos adicionais e se curar fazendo umas poucas e simples mudanças no seu estilo de vida. As dicas abaixo podem ajudar você a manter suas mãos e punhos saudáveis e reduzir os sintomas da síndrome do túnel do carpo.

Contudo, se os seus sintomas forem graves (se interferirem nas suas atividades cotidianas, por exemplo), e/ou não se resolverem após duas semanas de cuidados pessoais ou ainda se vierem acompanhados de febre, edema, erupção cutânea ou vermelhidão sobre o punho ou qualquer perda de função ou massa muscular, procure seu médico.

Mantenha-se em forma. Você terá menor probabilidade de sofrer lesão se a circulação do seu corpo e os sistemas de reparo funcionarem bem. Ajude seu corpo se alimentando de forma nutritiva, tendo sono e repouso adequados e se exercitando regularmente. Pare ou evite fumar, pois isso inibe a circulação em todas as áreas do corpo, incluindo punhos e mãos.


Alimentar-se bem pode deixar você
menos propenso a sofrer uma lesão


Evite noites mal dormidas. Os sintomas da STC com freqüência vêm à noite e podem acordar você. Alguns médicos acreditam que isso ocorre porque os fluidos do corpo são redistribuídos quando você deita, acumulando mais fluido no punho. Mas outro fator contribuinte pode ser a posição na qual se dorme: você pode dormir com o punho dobrado e/ou enfiado embaixo da sua cabeça ou travesseiro, o que pode causar compressão do nervo mediano. Assim, quando se deitar para dormir, permita que sua mão ou punho fiquem estendidos sobre o colchão. Você também pode perguntar ao médico sobre o uso de uma tala (veja abaixo).

Perca um pouco de peso. O excesso de peso pode comprimir o nervo mediano do punho, portanto, tente manter o peso na faixa de 2,5 a 5 quilos do seu peso ideal fazendo uma dieta inteligente e bastante exercício. Consulte seu médico ou um nutricionista caso não tenha certeza de qual deve ser seu peso ideal ou não saiba como alcançá-lo.

Faça pequenos intervalos. A fadiga ou cansaço das articulações ou músculos é um sinal de alerta para que você mude sua postura e/ou padrão de movimento. Quando seu punho, mão ou dedos se sentirem fatigados ou doloridos, pare. Balance suas mãos e, se possível, levante-se e dê uma volta, ou pelo menos estique os braços e ajuste sua posição. Mesmo uma parada de 1 a 2 minutos a cada 20 ou 30 minutos pode ajudar, assim como uma pausa mais longa (de 10 a 15 minutos) a cada 1 ou 2 horas.

Alterne tarefas. Especialistas do National Safety Council (Conselho Nacional de Segurança do EUA) sugerem que você alterne tarefas que utilizam músculos diferentes e evite fazer a mesma tarefa durante várias horas. Se a sua tarefa não permite alternância, fale com seu supervisor ou sindicato sobre uma mudança. A alternância reduz o estresse no trabalho e minimiza perdas de produção, de modo que pode ser benéfica tanto para o empregado quanto para o empregador.

Mantenha-se "neutro". Enquanto estiver trabalhando, mantenha seu corpo e punhos em uma posição neutra e confortável: ereta, não largada ou curvada. Verifique a altura do monitor do computador (deve ficar no nível dos olhos). Rearranje o nível do seu teclado ou estação de trabalho para que você não precise forçar, esticar ou dobrar seus punhos; o teclado deve ficar na altura do cotovelo ou um pouco abaixo. Seus punhos devem ficar sempre alinhados com os antebraços. E certifique-se de não ficar perto ou longe demais do seu objeto de trabalho.

Segure os objetos corretamente. A maioria de nós tem a tendência de segurar apenas com os dedos polegar, indicador e médio, o que pode aumentar a pressão sobre o punho e causar irritação dos tendões correspondentes. Se você precisar segurar ou torcer alguma coisa, por exemplo a tampa de um vidro, use sua palma ou a mão inteira para distribuir a carga.


Diminuir o peso pode ajudar a controlar a síndrome do túnel do carpo


Alterne as mãos. Dê uma folga à sua mão dominante sempre que possível. Tente usar sua outra mão para fazer algumas tarefas.

Observe certos pontos de pressão. Com bastante freqüência, os digitadores apóiam os punhos na beirada de uma escrivaninha ou mesa enquanto trabalham, o que pode causar pressão excessiva sobre os punhos. Ajuste sua estação de trabalho, se necessário, para manter os punhos estendidos e fora da beirada.

Acalme-se e vá mais devagar. Geralmente são os movimentos potentes e repetitivos feitos rapidamente que causam problemas no túnel do carpo. Seja cuidadoso enquanto trabalha e aplique somente a força necessária para realizar suas tarefas.

Reduza as más vibrações. Pessoas que usam instrumentos vibratórios tais como máquinas de polir, britadeiras, talhadeiras, motosserras, esmerilhadeiras, rebitadores e furadeiras por longos períodos parecem correr um risco maior de desenvolver problemas no punho. Se você é uma dessas pessoas, faça intervalos freqüentes e, quando possível, opere a ferramenta com uma velocidade que cause o mínimo de vibração.

Seja "ergonômico". Com freqüência a síndrome do túnel do carpo pode ser prevenida ou tratada usando-se ferramentas e estações de trabalho redesenhadas ergonomicamente para causar menos sobrecarga no corpo. Alguns instrumentos foram elaborados para funcionar com menos força enquanto outros, na verdade, apresentam alças ou cabos melhores. Alguns fabricantes de facas, por exemplo, redesenharam as facas de carne usadas pelos açougueiros para que seja necessário dobrar menos o punho. Outras empresas criaram dispositivos auxiliares, como apoios de punho para os usuários de computador e teclados de computador que requerem um toque mais leve, de modo a prevenir ou reduzir os problemas de síndrome do túnel do carpo. As canetas mais gordinhas e macias e com a tinta fluindo melhor, para que seja preciso apertar menos a caneta e forçar menos os dedos, agora são mais comuns. Desse modo, procure itens que possam aliviar o esforço dos seus punhos e mãos, mas tenha cautela com os aparelhos e equipamentos milagrosos.

Observe os sintomas e tome uma atitude. Fique alerta ao menor sinal de síndrome do túnel do carpo, como uma dormência ocasional, queimação, formigamento ou sensação de alfinetadas que acorde você à noite ou que ocorra ou piore quando estiver segurando um jornal ou outro objeto entre os dedos. Tome medidas preventivas e cuide-se imediatamente. A dor contínua no antebraço e a rigidez nos dedos pela manhã podem também ser sinais iniciais de uma lesão por esforço repetitivo leve.

Coloque gelo. Se você tiver sintomas de STC, reduza o edema e a inflamação colocando uma bolsa de gelo coberta com uma toalha fina sobre o punho e o antebraço, durante 5 a 15 minutos, 2 ou 3 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, certifique-se de tomar as medidas para eliminar a causa do trauma no seu punho.

É proibido aquecer. Enquanto o gelo pode reduzir a inflamação e o edema, o calor pode piorar um problema no túnel do carpo fazendo inchar os tecidos que estão na passagem apertada.

Talas firmes. Uma tala de punho bem ajustada, prescrita por um médico, pode ajudar a aliviar a STC, sendo especialmente útil quando usada à noite para manter o punho em uma posição neutra (sem dobrar). Com muita freqüência, porém, as pessoas que desenvolvem síndrome do túnel do carpo correm para a farmácia ou loja de artigos esportivos em busca de qualquer tala de punho como remédio caseiro. Mas, às vezes, o velho remédio faz mais mal do que bem. Se a tala for muito fina, por exemplo, pode permitir que o punho se mova, o que anula seu propósito. Se estiver mal ajustada ou mal colocada, pode realmente forçar o punho para uma posição de sobrecarga e/ou causar compressão do nervo mediano. E, se estas talas forem usadas por muito tempo, os músculos na área do punho começarão a definhar.

Busque alívio nos remédios vendidos sem prescrição médica. Para dores leves pode ser suficiente tomar aspirina, paracetamol ou ibuprofeno, embora somente a aspirina e o ibuprofeno possam diminuir a inflamação.

0 comentários:

Design konnio.com