sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Soluções caseiras para a pele ulcerada

A seguir, orientações sobre o que fazer e o que não fazer se suspeitar que está desenvolvendo ulceração por frio:

Esteja atento aos sinais de aquecimento - o quanto antes você observar os sintomas de ulceração por frio e tomar o mais rápido possível as medidas para reaquecer as áreas, melhor será a sua recuperação. A pele pode primeiramente começar a formigar, pois estão se formando cristais de gelo nos tecidos. Em seguida, surge a dor, acompanhada de vermelhidão, queimação, coceira e edema. Se a exposição ao frio continuar, ocorre o entorpecimento, a dor aumenta e a pele se torna mais branca e com aspecto de cera. Nesse estágio, é necessário ação imediata para evitar gangrena ou morte do tecido celular.

Aquecimento imediato - se você desenvolver ulceração por causa do frio, não procure o aquecedor, forno ou lareira mais próximos. Ironicamente, você pode acabar se queimando, pois não sentirá o intenso calor devido à pele congelada ulcerada por frio. Pelo mesmo motivo, não use uma lâmpada como aquecimento, garrafa com água quente ou almofada elétrica para se aquecer. A forma mais segura de tratar a ulceração por frio é mergulhar a extremidade afetada em uma pia ou bacia cheia de água quente (com temperatura de 40 a não mais de 43ºC ). Assim que os dedos das mãos ou dos pés estiverem aquecidos, mexa-os levemente para aumentar a circulação para a área. As orelhas ou o nariz ulcerados por frio geralmente podem ser aquecidos simplesmente passando-se de um ambiente frio para um ambiente quente. Caso isso não seja possível, aplique delicadamente compressas aquecidas à área afetada. Não esfregue o tecido sensibilizado.

Aqueça-se rapidamente - a ulceração por frio pode ser algo muito grave, resultando em gangrena ou perda de um membro em casos extremos. Os especialistas descobriram que se o reaquecimento da área ulcerada por frio for realizado o mais rápido possível - usando a técnica com água aquecida, descrita na solução anterior - não somente reduz o risco dessas complicações, mas também parece acelerar a cura. O efeito negativo é que esse rápido reaquecimento pode, inicialmente, causar mais dor, vermelhidão e edema, além de resultar em bolhas maiores. A recompensa: um caso leve a moderado de ulceração por frio deve se resolver em aproximadamente uma a duas semanas.

Não descongele e depois recongele - o descongelamento e o posterior recongelamento de uma área ulcerada por frio pode causar ainda mais dano; portanto, se não puder manter uma área aquecida, é melhor adiar o reaquecimento até que esteja seguramente em um local aquecido.

Mantenha-se o mais aquecido e seco possível - mesmo se suas roupas estiverem secas, elas podem estar frias o suficiente para impedir que você se aqueça. A roupa úmida esgota o calor cada vez mais e, portanto, deve ser retirada. No entanto, se estiver em um local externo frio sem chance de conseguir rapidamente um local aquecido, é melhor apenas contar com o calor humano.

Aconchegue-se em alguém - o corpo aquecido de um amigo irá ajudar a aquecê-lo.

Ingira grande quantidade de líquidos - tomar goles de bebidas quentes ou mornas pode ajudá-lo a se sentir melhor e, o mais importante, a mantê-lo protegido contra a desidratação, o que poderia piorar ainda mais a ulceração por frio. O fato de ficar desidratado também o torna mais suscetível à ulceração por frio; no entanto, não ingira neve. Além disso, não tome bebidas alcoólicas, pois na verdade incentivam a perda de líquidos.

Suspenda a área afetada - isso minimiza o edema, ou inchaço, da área afetada. É importante fazer isso porque o edema pode interferir na circulação desejada, que é necessária para a cura adequada.

Não use a neve - a pele ulcerada por frio é extremamente sensível; portanto, esfregá-la com neve (como sugere uma antiga simpatia para "arranjar" casamento) poderia causar danos, ocasionando gangrena.

Não esfregue nem massageie a área ulcerada - isso também pode causar ainda mais dano aos tecidos cutâneos.

Não caminhe - se possível, não se movimente quando estiver com os dedos ulcerados. Como com qualquer área, eles precisam ser imobilizados para a cura adequada.

Mantenha seus dedos separados uns dos outros - os dedos ulcerados podem ficar grudados à medida que desenvolverem bolhas e estiverem em fase de cura. Use gaze esterilizada para separar os dedos afetados.

Tente o seguinte procedimento para as bolhas - durante o processo de descongelamento pode ocorrer o desenvolvimento de bolhas, as quais podem persistir por semanas. Se isso ocorrer, misture solução de Burow (disponível sem prescrição em pacotes e tabletes em farmácias) e água aquecida (entre 40 e 43ºC), de acordo com as instruções do pacote, e aplique a solução nas bolhas com compressas úmidas por 15 a 20 minutos, a cada duas a três horas, até que as bolhas comecem a secar.

0 comentários:

Design konnio.com