terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Uso de fatores de estilo de vida no diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa

Como os doutores ocidentais e orientais
lhe dirão, o tempo que você
consegue dormir a noite afeta a sua saúde


Fatores de estilo de vida podem ajudar um médico a fazer um diagnóstico na medicina chinesa. Esses fatores, como o seu tempo de sono a noite, desempenham um papel na sua saúde geral. O médico também deveria avaliar o seu histórico médico anterior para obter uma imagem mais clara da sua saúde.

Sede, apetite e gosto

Absolutamente nenhum desejo por fluidos é um sinal de frio por excesso, ao passo que um desejo por pequenas quantidades de líquidos quentes pode indicar frio por deficiência devido à carência de yang. Um desejo incontrolável por grandes quantidades de água (em inglês) é um sinal de calor por excesso. Se uma pessoa tem a boca seca e deseja pequenas quantidades de água, isso é um sinal de calor por deficiência devido à carência de yin.

Se umidade estiver presente, uma pessoa pode desejar beber mas é incapaz de fazê-lo e pode até vomitar pequenas quantidades de água. Uma pessoa com um excesso de apetite excessivamente pode ter calor no estômago; ela pode até comer bastante mas continuar magra.

Uma pessoa que tem apetite mas nenhum desejo de comer teria deficiência de yin do estômago. Nesse caso, o calor por deficiência causa um falso apetite, mas a própria deficiência de yin do estômago impede uma fome verdadeira. Por outro lado, uma completa falta de apetite indica deficiência de qi do baço; quando a pessoa realmente come, ela freqüentemente se sente estufada ou cansada após comer. Quando o apetite é baixo e a pessoa tem uma aversão a alimentos oleosos, a causa poderia ser calor úmido no fígado e vesícula biliar.

Outro conjunto exclusivo de indicadores de diagnóstico na medicina chinesa é a presença de vários gostos na boca. Por exemplo, um gosto amargo na boca indica calor, normalmente no coração, fígado ou vesícula biliar. Um gosto doce pode ocorrer com calor úmido no baço e um gosto salgado pode surgir de uma deficiência nos rins. Um gosto azedo está associado com calor no fígado ou estagnação de comida no estômago, ao passo que uma completa falta de gosto pode ocorrer com a deficiência de qi do baço.

Sono

Uma boa noite de sono depende do equilíbrio saudável entre yin e yang. O yin e o sangue são os aspectos do coração que fornecem uma fundação sólida para a mente e o espírito. Se o yin e o sangue forem deficientes, o yang estará fora de controle. Yang é fogo e atividade e é mantido em faixas normais por yin refrigerado e calmo. Quando o yin é deficiente, ele não consegue controlar o yang, resultando em calor e atividade excessivos, produzindo sintomas como inquietação e insônia.

Por outro lado, se o qi ou yang for insuficiente, a pessoa experimenta uma abundância de yin, levando à fadiga e sonolência excessivas. Uma pessoa que tem dificuldade em cair no sono, mas depois dorme profundamente, pode ter uma deficiência de sangue cardíaco. Dificuldade em permanecer dormindo pode ser um sinal de deficiência de yin cardíaco: o calor por deficiência perturba o sono. A insônia que esteja acompanhada de um gosto amargo na boca e pesadelos raivosos está associada com fogo no fígado, ao passo que a falta de sono devido à irritabilidade e sonhos sexuais pode ser o resultado de calor devido à deficiência de yin renal.

Uma pessoa que acorde facilmente, seja esquecida e experimente palpitações no coração pode ter um padrão de deficiência no sangue cardíaco e qi do baço. Nas crianças, chorar à noite pode freqüentemente ser devido ao calor no coração ou fígado. Um médico também tenta determinar se uma pessoa dorme demais, pois isso pode se dar devido à deficiência de qi ou yang. Se a pessoa reclamar que sente seu corpo todo pesado, especialmente quando o tempo está chuvoso, o excesso de sono é causado pela umidade.

Estilo de vida e histórico médico

Muitos desequilíbrios são devido ao estilo de vida do paciente. É muito difícil tratar com sucesso um caso de umidade fria no baço em uma pessoa que ingira um litro de sorvete todos os dias - independente de quanto ginseng (em inglês) e gengibre (em inglês) a pessoa consumir. O sorvete é classificado como alimento frio, úmido. Por outro lado, a mesma pessoa pode ajudar no processo de cura, consumindo sopas quentes contendo raiz de gengibre e pimenta-do-reino.

Os alimentos também são fortes remédios com suas próprias energias quentes ou frias e selecionar os alimentos adequados para um determinado tipo de corpo ou padrão de doença é uma parte importante do processo de cura. De modo similar, uma pessoa que ande por aí descalça no inverno pode reclamar de resfriados freqüentes. Essa pessoa estaria melhor vestindo roupas quentes, em vez de tentar estimular o sistema imunológico.

Um histórico médico completo é tão importante na Medicina Tradicional Chinesa como na medicina ocidental. Podem ser reveladas pistas importantes que esclareceriam a causa dos problemas atuais. É importante observar o uso de quaisquer medicamentos sob prescrição, pois os sintomas do paciente podem ser devidos aos efeitos colaterais desses medicamentos.

Sinais e sintomas ginecológicos

Sempre pergunta-se a uma paciente do sexo feminino sobre seu ciclo mentrual, pois ele pode fornecer informações abundantes sobre a condição dos órgãos internos e substâncias vitais. Um ciclo que seja mais longo que o normal pode ser um sinal de deficiência sanguínea ou estagnação fria, ao passo que um ciclo curto pode ocorrer com o calor.

Um fluxo menstrual insuficiente com sangue de cor clara está associado com deficiência de qi e sangue, ao passo que um fluxo forte com cor escura pode ser um sinal de calor por excesso. Cólicas antes do fluxo menstrual são um sintoma de excesso, ao passo que cólicas após o início do fluxo são um sinal de deficiência. Coágulos sangüíneos com dores agudas ocorrem com estagnação sangüínea. Se não houver nenhum ciclo, as principais causas são deficiência ou estagnação de qi e sangue.

0 comentários:

Design konnio.com