quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Outras formas de intoxicação alimentar, Preparação dos alimentos e cogumelos

Preparação dos alimentos e cogumelos
Outras formas de intoxicação alimentar podem ocorrer quando o alimento não é adequadamente cozido ou quando cogumelos silvestres são consumidos. Vamos rever algumas dessas condições.

A gastrenterite causada pela bactéria staphylococcus aureus é uma forma muito comum de intoxicação alimentar. Os alimentos cozidos em fogo baixo e mantidos em temperatura ambiente por um longo período são freqüentemente fonte de proliferação de tal bactéria. Cremes e molhos feitos à base de maionese normalmente contêm a bactéria que causa a infecção.

Os sintomas - excesso de salivação, náusea, diarréia, cólicas abdominais e vômito - geralmente aparecem dentro de duas a quatro horas após a ingestão dos alimentos contaminados. A doença costuma durar menos de 24 horas e não requer tratamento em indivíduos saudáveis. Antibióticos e medicações anti-diarréia podem, de fato, prolongar a doença. Em caso de idosos e pessoas doentes, será necessária a hospitalização e a reposição intravenosa dos líquidos perdidos. As vítimas que apresentam sintomas de desidratação, como secura na boca e tontura, devem receber pronto atendimento médico.

Outras causas bacterianas

A clostridium perfringens é a bactéria normalmente encontrada em carnes e aves cruas. Seu crescimento nos alimentos é estimulado pelo cozimento lento em fogo baixo. Os sintomas da infecção por essa bactéria - cólicas abdominais, náusea e diarréia - aparecem aproximadamente 8 a 12 horas após a ingestão do alimento contaminado, mas podem demorar até 24 horas. A doença geralmente dura menos que um dia e não requer tratamento específico, apenas a ingestão de muito líquido.

A infecção pela bactéria vibrio para-haemolyticus é freqüentemente associada à ingestão de frutos do mar crus ou mal refrigerados.Essa doença costuma ocorrer durante os meses mais quentes e é mais comum nas regiões quentes. O primeiro sintoma - diarréia grave, aquosa, e ocasionalmente com vestígios de sangue - geralmente aparece 12 a 24 horas após a ingestão do alimento contaminado. A doença raramente dura mais de dois dias. Nos casos mais graves, antibióticos poderão ser necessários. Pode acontecer morte por desidratação estando recomendado reposição volêmica intensa.

A infecção por bacillus cereus é geralmente associada ao arroz, particularmente ao arroz frito ou cozido e não refrigerado. Os primeiros sintomas - náusea e vômito - são geralmente moderados.

Intoxicação por cogumelo

Não consuma cogumelos silvestres. Somente um especialista consegue diferenciar os cogumelos não tóxicos das mais de 50 variedades de cogumelos tóxicos.

Os sintomas da intoxicação por cogumelos geralmente aparecem de 6 a 24 horas após a sua ingestão, começando com uma cólica abdominal aguda, náusea, vômito e diarréia. A doença progride rapidamente atacando o fígado, os rins e o coração. A intoxicação por cogumelos pode ser fatal.

Agora que você já aprendeu as causas de diversas formas da intoxicação alimentar, você poderá reduzir o risco da doença.

0 comentários:

Design konnio.com