segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Como tratar infecções no ouvido médio

As causas de infecções no ouvido médio

A infecção no ouvido médio, ou otite média, é a doença mais comum em bebês e crianças jovens. Os pesquisadores estimam que 75% das crianças experimentam pelo menos uma infecção desse tipo nos primeiros três anos de vida e quase 50% pegam três ou mais infecções de ouvido nesses primeiros anos.

Certamente, as crianças não são as únicas pessoas que pegam infecção de ouvido. Mas, de longe, elas são as vítimas mais comuns. É mais provável que adultos peguem infecção no ouvido externo, que é definido de maneira apropriada como "ouvido de nadador", porque normalmente se pega infecção quando água com bactéria ou com fungos entra no ouvido e fica presa no canal auditivo externo.

Para entender como as infecções do ouvido médio se desenvolvem, ajuda muito conhecer como ouvidos saudáveis funcionam. O ouvido externo é conectado a um espaço que contém ar, chamado de ouvido médio. O tímpano, uma fina membrana, se estende sobre a entrada desse espaço e três ossos condutores de sons estão suspensos dentro do ouvido médio. A pressão dentro do espaço do ouvido médio é equalizada com a da atmosfera por meio de um tubo estreito chamado de trompa de Eustáquio. A trompa de Eustáquio se comunica com um espaço atrás do nariz, onde o ar ou fluidos podem entrar ou escapar. A pressão do ar no ouvido médio é equalizada mais de mil vezes por dia - a cada vez que você engole - normalmente sem que você perceba. O tubo da trompa de Eustáquio transporta os fluidos para fora do ouvido médio.

Quando há um resfriado ou alergia, a trompa de Eustáquio incha e o ar é absorvido pelo revestimento do ouvido médio, criando um vácuo parcial. O tímpano é empurrado para dentro e o fluido verte do revestimento do ouvido médio. Bactérias ou vírus do nariz e garganta podem atravessar a trompa de Eustáquio e infectar o fluido estagnado e parado do ouvido médio, que tem ambiente perfeito para que elas vivam e se multipliquem. Quando isso ocorre, uma infecção está a caminho.

As crianças são mais propensas a infecções no ouvido médio por diversas razões. Por exemplo, suas trompas de Eustáquio são mais curtas e retas do que as dos adultos, o que pode facilitar a penetração de bactéria e vírus. Crianças pegam resfriados e inflamações de garganta com mais freqüência do que os adultos. E o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido durante a infância como está na idade adulta. Então, agora que você sabe o que causa infecções no ouvido médio, como impedi-las? Leia a seção seguinte para descobrir.

0 comentários:

Design konnio.com