terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Queimadura e acne solar

Queimadura e acne solar

Queimadura

A lesão de pele mais comum é a queimadura decorrente do excesso de exposição aos raios solares. Dispensável afirmar que o bem estar em freqüentar praias e piscinas não pode ser quebrado pelo desconforto da dor e pruridos decorrentes das queimaduras solares. A solução para evitar queimaduras é a prudência em freqüentar locais ensolarados em momentos de menor intensidade da irradiação e, por período reduzido, com permanência na sombra e com uso de chapéus e camisetas.

Um jeito prático de avaliar a gravidade de uma queimadura é se houve formação de bolhas. A presença de bolhas indica uma queimadura de segundo que já é mais grave que uma de primeiro grau, exigindo maiores cuidados. As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade em primeiro, segundo ou terceiro grau. As de terceiro grau são mais graves que as de segundo, que por sua vez são mais graves que as de primeiro grau. Queimaduras de praia costumam ser de primeiro ou segundo grau.

As queimaduras de 1o. grau só atingem a epiderme ou a pele causando vermelhidão. As de 2o. grau atingem toda a epiderme e parte da derme formando bolhas. As de 3o. grau atingem toda a epiderme, a derme e outros tecidos mais profundos, podendo chegar até os ossos. Surge a cor preta, devido à carbonização dos tecidos. A figura abaixo mostra a estrutura da pele normal.

­­O que fazer:
Proteja-se do sol com protetores solares de marcas conhecidas. Comece com um fator de proteção alto e vá diminuindo aos poucos. Fique pouco tempo com a pele exposta ao sol e sempre nos horários antes das 10.00 h e depois das 16.00 h. Passe sempre o fotoprotetor a cada duas horas e sempre ao sair da água do mar ou da piscina. Não use bronzeadores baratos ou de marca desconhecidas que além de não proteger da queimadura podem dar uma irritação alérgica da pele pelo uso de corantes avermelhados.

O que não fazer:
Em caso de queimadura, não passe nenhuma pomada ou creme sobre a queimadura. Deixe a área queimada exposta, mas protegida do sol. Se formar bolhas, não estoure as bolhas. Procure um posto médico para mais orientações.

Acne solar

Quem durante a adolescência não recebeu a recomendação de expor ao sol partes do corpo com acne. Acne é uma doença que não se trata com calor. Há tratamento específico que um médico poderá prescrever.
Ao contrário do dito popular, há uma uma lesão mais rara causada pela exposição ao sol com formação de pápulas (bolinhas duras) em áreas previamente expostas ao sol. As pápulas podem se infectar com formação de pus. O seu nome é acne solar.

O que fazer: use sempre fotoprotetores.

0 comentários:

Design konnio.com