terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Entendendo a rinite alérgica

A verdade é que, a menos que se viva dentro de uma bolha de vidro esterilizada, é impossível evitar os alérgenos presentes no ar como o pólen, ácaros e a descamação da pele de animais. Esses alérgenos causam a rinite alérgica, que nada mais é do que uma inflamação das membranas nasais. Ela causa espirros, prurido (coceira), coriza e obstrução nasal (entupimento).

Talvez você já tenha ouvido falar em febre do feno. A febre do feno é um tipo de alergia sazonal desencadeada pelo pólen presente no ar. Ela pode provocar irritações nos olhos, coriza, tosses, espirros freqüentes, coceiras e até asma. Geralmente nas primeiras horas da manhã os sintomas são mais intensos. Ela é freqüente no hemisfério norte, onde depois do inverno muito frio, a primavera traz aumento da circulação de pólen, dando início às alergias. No Brasil, as alergias pioram principalmente no outono e no inverno, pela poluição ambiental e as inversões térmicas (o ar quente e poluído no inverno fica retido pela camada de ar frio acima dele).

Embora o pólen seja um dos fatores mais comuns a disparar a rinite alérgica, ele não é o único. Esporos de fungos, fezes de ácaros, partes de corpos de baratas e descamação de pele de animais também podem causar essa reação.


Pólen

Os grãos de pólen nada mais são que as microscópicas células reprodutoras masculinas liberadas por árvores, grama e ervas. Um grão de pólen, de maneira semelhante a um esperma masculino, contém metade do material genético necessário para a reprodução.

A polinização acontece quando os grãos de pólen são liberados por uma planta e transportados pelo vento para outra planta do mesmo tipo para fertilizá-la. O pólen maior também é transportado por pássaros e insetos, mas esse tipo não faz você espirrar.

É possível saber o tipo de pólen que mais afeta você ao perceber quando os sintomas começam e quando terminam. Os pólens de árvores, por exemplo, anunciam o início da estação de alergias, e embora variem por região geográfica, todas aquelas árvores produtoras de sombra que tanto amamos costumam lançar muito pólen no ar. Mas, felizmente, para os narizes e pulmões irritados, a estação de polinização tem vida curta.

Pólen de grama

O pólen de grama é mais comum do que o pólen de árvores e também é maior (normalmente podemos vê-lo no ar). Ele afeta o nariz e os olhos de forma mais intensa que o pólen das árvores. Outro ponto importante é que não há como escapar dele, já que o vento transporta o pólen da grama para todos os cantos do planeta. Existem cerca de 9 mil espécies de grama existentes em todo o mundo.

Na próxima seção, vamos falar sobre um tipo diferente de pólen que pode afetar você da mesma maneira que o pólen da grama. Quem é o culpado? O pólen das ervas.


Resfriados x alergias: como diferenciar
Os sintomas da rinite alérgica (nariz entupido, espirros, olhos vermelhos e irritados) costumam ser confundidos com resfriados. Mas quais são as principais diferenças?

Nas alergias, estes sintomas continuam por semanas ou até pelo ano todo, enquanto nos resfriados, eles persistem por cerca de 10 dias e desaparecem. Além disso, o muco produzido pelo nariz de alguém com alergia costuma ser fino e claro. Já o de alguém com resfriado costuma ser espesso e amarelado, devido à infecção. Mas não pense que os dois não podem atacar juntos! Sem contar que fazer o diagnóstico diferencial entre resfriado e alergia pode ser muito difícil.

Quando as membranas nasais ficam irritadas pelos espirros e fungadas constantes, fica muito fácil para que germes e vírus aproveitem e causem uma infecção.

Alergias

duram várias semanas
não produzem febre
não produzem dores musculares
não são contagiosas
Resfriados

duram até 10 dias
têm na febre um sintoma comum
costumam vir com dores musculares ou nas articulações
são bastante contagiosos

0 comentários:

Design konnio.com