segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Como fazer receitas medicinais de aromaterapia

Nesta seção, você encontrará uma visão geral das técnicas de aplicação dos óleos essenciais. Isso ajudará você a determinar que tipo de produto você precisa comprar ou preparar de acordo com suas necessidades. Mantenha sempre alguns óleos essenciais à mão para estar preparado para os problemas do dia-a-dia. Mantenha-os fora do alcance das crianças.

Compressas aromaterapêuticas

Uma compressa aromaterapêutica permite concentrar óleos essenciais em uma área específica do corpo, mantendo-a úmida. É uma das técnicas terapêuticas mais rápidas e fáceis de usar. Adicione aproximadamente 5 gotas de um óleo essencial ou de uma mistura de óleos a um copo da água. Use água quente ou fria, dependendo do tipo de tratamento: a água fria ajuda a aliviar coceiras, inchaços e inflamações, enquanto a água quente aumenta a circulação e abre os poros, ajudando no combate às manchas.

Molhe um pedaço de pano macio na água, torça-o e aplique onde for necessário. Se você sentir que está com febre, ponha uma compressa fria em sua testa. O frio é também indicado para aliviar olhos cansados. Uma compressa fria também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, embora alguns achem que o calor é melhor nesses casos. Uma compressa quente na nuca pode aliviar torcicolos ou dores musculares.

Manilúvios ou pedilúvios

Submerja as mãos ou pés em um mini-banho aromaterapêutico para aliviar tensões, dores e irritações da pele. Seu corpo inteiro irá se beneficiar, pois os óleos essenciais penetram na pele e entram na corrente sanguínea. Para preparar um manilúvio ou pedilúvio, adicione 5 a 10 gotas de um óleo essencial a 1/4 de água quente ou fria em uma bacia grande. Misture bem os óleos essenciais e deixe seus pés ou mãos de molho por pelo menos cinco minutos. A água fria reduz inchaços enquanto a água morna relaxa músculos retesados. Para melhorar a circulação nas pernas, em caso de varizes por exemplo, alterne um banho quente e um frio.



Os banhos aromaterapêuticos irão aliviar as dores, ajudando até a melhorar seu humor


O spray e o gargarejo permitem que os óleos essenciais entrem em contato direto com bactérias ou vírus responsáveis pela dor de garganta ou pela laringite. Para preparar qualquer um deles, dissolva 1/2 colher (de chá) de sal em 1/4 de xícara de água e adicione 1/2 gota de um óleo essencial anti-séptico como o arbusto do chá. Agite e misture bem. Tome cuidado para não engolir o gargarejo - óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Inalações

As inalações são uma ótima maneira de tratar problemas do trato respiratório superior ou dos seios da face. O vapor leva os óleos essenciais diretamente aos seios da face e aos pulmões, onde combatem a infecção. Além disso, o ar morno e úmido abre o nariz e os brônquios, facilitando a respiração. Para fazer uma inalação, ferva aproximadamente 3 copos de água em uma panela. Desligue o fogo e pingue de 3 a 5 gotas de óleo essencial na água. Jogue uma toalha por cima de sua cabeça e da panela para reter o vapor, mantendo seus olhos fechados e sua cabeça a aproximadamente 30 cm da água. Respire lenta e profundamente. Você também pode umedecer e desinfetar uma sala inteira - apenas deixe a mistura ferver em fogo baixo. Óleos essenciais também podem ser usados como umidificantes.

Se você estiver longe de casa e não for possível fazer inalações, molhe um pedaço de pano com óleos essenciais e inale, ou use um inalador natural que pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais.

Ungüentos

Ungüentos melhoram a circulação. Esfregue-os na pele para aquecer e aliviar dores nos músculos e nas articulações. Ungüentos também desinfetam feridas e secam as erupções da pele. Professores de educação física sugerem aplicar ungüentos antes dos exercícios (e não depois) para que eles funcionem como um mini-aquecimento, facilitando o alongamento dos músculos. Prepare um ungüento rápido e fácil, adicionando de 15 a 20 gotas de óleos essenciais apropriados, como canela, menta e cravo-da-índia, para cada 31 g de álcool, óleo ou vinagre. O álcool é refrescante e evapora rapidamente, não deixando nenhum resíduo oleoso. O óleo aquece mais rápido e fica por mais tempo na pele, como se fosse uma massagem concentrada.

Óleos corporais para massagens

O óleo para massagem é uma mistura de óleos essenciais com carreadores. Uma pequena quantidade de óleo essencial deve ser distribuído uniformemente sobre uma grande área do corpo. Esfregar aquece o corpo, relaxa os músculos, alivia o estresse, melhora a respiração e ajuda os óleos a penetrar profundamente na pele. Tudo isso contribui para o tratamento do corpo todo, em vez de focar apenas um único problema. Para fazer uma massagem ou aplicar óleo no corpo, misture 1/2 colher (de chá) de óleo essencial (ou 50 gotas) com 124 g de óleo vegetal. Use óleo para o corpo feito com óleos essenciais quando o paciente não conseguir engolir uma pílula ou tomar um chá. Por exemplo, se uma criança com dor de barriga se recusar a tomar remédio, esfregue um óleo corporal terapêutico na barriga dela.

Pomadas

Pomadas são feitas de óleos de ervas engrossados com cera de abelha, e formam uma camada protetora e curativa que adere melhor à pele. São usadas para quase todos os problemas de pele, como pequenos cortes, queimaduras, arranhões, assaduras causadas pelo uso de fraldas ou pelo calor, mordidas de insetos, eczemas, psoríases e inchaços. Você pode preparar qualquer pomada aromaterapêutica misturando 24 gotas de óleo essencial em 56 g de pomada. Isso é razoavelmente fácil de fazer com a ajuda de um palito. A pomada resultante será um pouco mais líquida que o normal, mas penetrará perfeitamente na pele.

Banhos de assento

Um “banho de assento” é simplesmente um banho localizado que usa água quente e fria para aumentar a circulação do sangue, sobretudo na região pélvica. É ideal para problemas de útero ou bexiga. Adicione de 5 a 10 gotas de óleo essencial em uma banheira com aproximadamente 25 cm de água (até a cintura). A temperatura da água deve estar entre morna e quente. Ponha um pouco de água fria em uma bacia e deixe-a perto. Sente-se na água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, sente-se na bacia de água fria por menos 1 minuto. As bacias de plástico grandes são ótimas para essa finalidade. Continue alternando entre a bacia quente e a fria, sentando-se de duas a cinco vezes em cada uma. Repita o tratamento 1 vez ao dia durante um período de 3 a 5 dias. Em geral, o alecrim é um óleo muito bom nesses casos.
A aromaterapia também pode ajudar a manter sua pele mais jovem e, naturalmente, muito cheirosa. Na seção seguinte, nós veremos alguns usos cosméticos da aromaterapia.

0 comentários:

Design konnio.com