quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Infertilidade: introdução e causas

A infertilidade é definida como um insucesso do casal para conceber uma criança após um ano de relações sexuais freqüentes sem controle de natalidade. Em cerca de 40% de todos os casos de infertilidade, o problema está no homem; em 60% está na mulher ou em ambos os parceiros.

Infertilidade não é esterilidade. O termo infertilidade implica que a condição pode ser tratada e revertida - implica que pode ser um problema temporário. O termo esterilidade é aplicado a uma incapacidade permanente e irreversível de ter uma criança.

Pesquisa recente mostrou que a fertilidade de uma mulher declina gradual e significativamente entre as idades de 31 e 35 anos e continua a declinar daí em diante até a menopausa, quando cessa totalmente. A fertilidade de um homem também declina após os 40 anos, embora os homens possam permanecer férteis até a velhice.

Causas da infertilidade masculina

Uma das principais causas da infertilidade masculina é uma baixa contagem de espermatozóides. Isso é medido pelo número de espermatozóides ativos presentes em um mililitro (há aproximadamente cinco mililitros em uma colher de chá) de sêmen (o fluído eliminado pelo pênis durante a relação sexual). Uma contagem média de espermatozóides é de 90 milhões ou mais de espermatozóides por mililitro. Uma contagem de pelo menos 40 a 60 milhões é considerada necessária para a fertilização; quando a contagem é inferior a 20 milhões, é improvável que o homem possa ser pai de uma criança (embora, considerando que um só esperma é necessário para fertilizar um óvulo, é ainda possível).

Uma contagem baixa de espermatozóides pode ser causada por baixos níveis de testosterona (o hormônio sexual masculino); por exposição a produtos químicos, pesticidas, ou radiação; por relações sexuais muito freqüentes, que esgota o fornecimento de esperma muito rapidamente; e por calor (que desacelera a produção de esperma) gerado pelo uso de roupas íntimas ou calças apertadas, sentar por muito tempo em carros ou caminhões muito quentes, ou trabalhar perto de fornos e fornalhas.

A infertilidade pode acontecer também se o esperma não consegue se movimentar através do trato reprodutivo feminino para atingir o óvulo, ou se o esperma é apresenta alterações de forma (somente espermas com cabeças ovais podem fertilizar um óvulo).

Além dos problemas com os próprios espermatozóides, a infertilidade masculina pode ser causada por alguma obstrução nos dutos deferentes que conduzem o esperma dos testículos (os órgãos sexuais masculinos onde os espermas são produzidos) até o pênis. A infertilidade pode também ser causada pela presença de veias varicosas no escroto (a bolsa que contém os testículos), chamada de varicocele. Uma provável causa é que o fluxo sanguíneo aumentado nas veias varicosas traga calor extra para a área, ou por uma infecção ou lesão local; o problema da infertilidade provavelmente será revertido quando a varicocele for corrigida.

Além disso, a remoção cirúrgica de parte da próstata (um dos órgãos nos quais a maior parte do sêmen é produzido), bem como o uso de certos medicamentos para pressão alta, podem levar à ejaculação retrógrada (um distúrbio no qual o sêmen é levado de volta à bexiga, para sair junto com a urina).

Causas da infertilidade feminina

Uma mulher pode ser infértil por vários problemas. Pode ser que ela não esteja ovulando (liberando um óvulo por mês); isso vale para cerca de 25% de todos os casos de infertilidade feminina. As trompas de falópio (através das quais os óvulos produzidos no ovário alcançam o útero) podem estar obstruídas, freqüentemente como resultado de uma doença inflamatória pélvica (DIP) (pelvic inflammatory disease - PID), que leva à fibrose e deformação das trompas. A DIP pode ser conseqüência de uma infecção ou DST.

A endometriose é a presença de epitélio uterino em outros locais do corpo que não o próprio útero. Ela pode também causar a formação de tecido de cicatrização que bloqueia as trompas de falópio. Um desbalanceamento entre os hormônios feminino estrógeno e progesterona, ou outros hormônios produzidos pelas glândulas hipófise (pituitária) e tireóide, podem interferir no ciclo reprodutivo. Na cérvix (colo do útero) uterina pode-se criar um meio ambiente inadequado que dificulta a sobrevivência do espermatozóide, podendo também ser causa da infertilidade.

0 comentários:

Design konnio.com