segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Aromaterapia e óleos carreadores

Misturar um óleo essencial a um óleo carreador é a maneira mais popular de preparar produtos aromaterapêuticos. É também a maneira mais fácil de diluir os óleos essenciais na preparação para o uso. Há diversas opções de carreadores. Os mais comuns são o óleo vegetal, o álcool, a água e, mais raramente, o vinagre. A escolha do carreador dependerá da forma como você planeja aplicar seu tratamento.

Para uma massagem ou óleo corporal, o óleo vegetal é a melhor opção. No caso de um ungüento talvez seja melhor usar o álcool, pois ele não deixa nenhum resíduo oleoso. Um spray para a casa deve ter água como base, enquanto o suco de babosa é perfeito para um spray facial.

Você também pode diluir óleos essenciais em produtos prontos à base de óleos vegetais, como ungüentos, cremes ou loções que você encontra em qualquer loja. Essa é uma maneira rápida de preparar seus próprios produtos. Escolha produtos que contenham pouco ou nenhum óleo essencial para garantir que o produto final não tenha um cheiro muito forte. Muitas lojas de produtos naturais têm cremes, loções e xampus inodoros.



Embora sejam geralmente usados para cozinhar, o óleo vegetal e o vinagre também podem ser usados como óleos carreadores em receitas aromaterapêuticas


Óleos vegetais

Os óleos essenciais se misturam aos óleos vegetais. Os óleos vegetais têm outras vantagens: são calmantes, retêm a umidade e são fáceis de aplicar. Todo óleo vegetal de boa qualidade, como os de amêndoas, damasco, avelã, oliva, semente de uva, ou gergelim, pode ser usado como óleo carreador. Você não precisa necessariamente usar óleos “prensados a frio”, mas deve evitar óleos muitos fortes como o de oliva ou o de amendoim porque eles têm cheiros próprios que se sobrepõem ao aroma dos óleos essenciais.

As moléculas de óleos vegetais são muito grandes para penetrar na pele, como fazem as moléculas de óleo essencial, mas deslizam suavemente e, por isso, são ideais para produtos cosméticos. Depois que você tiver mais familiaridade com as propriedades dos diferentes óleos, você pode mudar o óleo de acordo com o tipo de aplicação. Mas, no começo, use qualquer um dos óleos carreadores acima mencionados. Mantenha os óleos carreadores longe do calor e da luz para garantir o frescor. Guarde os óleos mais caros na geladeira se você não for usá-los imediatamente.

O óleo da vitamina E é um excelente antioxidante e adicioná-lo a toda a mistura aromaterapêutica fará com que a maioria dos óleos vegetais dure mais. Uma ou duas cápsulas (200 a 400 UIs) para cada frasco de 60 g de carreador são suficientes. Apenas fure a extremidade da cápsula com uma agulha e aperte.

Para assegurar o frescor, prepare apenas uma quantidade suficiente para durar alguns meses ou mantenha-a refrigerada. Se você planeja guardar a receita por muito tempo e estiver preocupado com o mofo, use óleo de jojoba. Embora seja mais caro do que a maioria, o óleo de jojoba dificilmente estraga. Se você não quiser gastar muito, use somente um pouco na sua receita.

Álcool

As mesmas proporções sugeridas para diluir óleos essenciais em óleos vegetais são usadas no caso do álcool. Embora não seja usado com tanta freqüência, o álcool é anti-séptico, refrescante e evapora rapidamente, não deixando nenhum resíduo oleoso. Você pode escolher entre usar um álcool de limpeza, que é venenoso, ou alguma bebida que contenha álcool, como a vodca.

Nesse caso, qualquer tipo de bebida alcoólica serve, mas a vodca é a mais usada pois não tem nenhum cheiro ou sabor extra. Uma vodca contém 40% de álcool e 60% de água. Se você usar o álcool de limpeza (a base de madeira), tome cuidado para não ingeri-lo. Sozinho, o álcool é muito adstringente para ser usado na pele ou no cabelo. O hamamélis, uma mistura de álcool com extratos da casca e folhas da hamamélis virginiana, é uma boa base para adstringentes.

Vinagre

Poucas receitas aromaterapêuticas usam vinagre. Embora seja melhor do que o álcool para a pele e para o cabelo, ele não é tão popular devido ao cheiro forte. Entretanto, o cheiro se dissipa rapidamente e o resultado é muito bom.

O vinagre é anti-séptico, apesar de não ser tanto quanto o álcool. Sua acidez permite restaurar o PH e o equilíbrio natural da pele e dos cabelos. Para essa finalidade, o vinagre de cidra de maçã é o melhor, embora muitas pessoas prefiram o vinagre branco pois ele é incolor. O vinagre é solúvel na água, assim você pode diluí-lo com água destilada se achar que o cheiro está muito forte. A água destilada é usada, pois não contém cloro ou qualquer outro aditivo ou bactéria encontrada na água encanada ou potável.

Água

Você pode misturar algumas gotas de uma mistura de óleos essenciais em seu banho, em uma bacia de água quente para fazer compressas, ou em água fria em uma garrafa de spray. A água destilada ou sem cloro é mais comum. Encha os recipientes com água quente antes de adicionar os óleos essenciais para que eles não evaporem muito rápido.

Agora que já conhecemos os princípios da aromaterapia, é hora de aprender como fazer as receitas aromaterapêuticas. Na seção seguinte, você aprenderá a fazer diluições aromaterapêuticas.

0 comentários:

Design konnio.com