segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Os sintomas da cistite

A cistite é uma inflamação da bexiga. O termo também costuma ser usado para se referir a infecções iniciadas na uretra que atingiram a bexiga.

Causas

A cistite é normalmente causada por bactérias que invadem a uretra e a bexiga. As mulheres são mais suscetíveis que os homens, já que suas uretras são mais curtas (aproximadamente 4 cm, ao passo que a dos homens tem 20 cm), e por isso há uma distância menor para as bactérias percorrerem. Além disso, nas mulheres, o ânus e as aberturas externas da uretra e da vagina são tão próximas que as bactérias podem migrar facilmente de uma a outra. As bactérias quase sempre responsáveis pela cistite são as que normalmente vivem no intestino humano sem causar danos.

A obstrução também é outra causa comum de infecções do trato urinário. Quando ela ocorre, a bexiga não consegue se esvaziar da maneira adequada. A urina restante na bexiga pode acabar sendo um foco para a reprodução de bactérias. As causas da obstrução incluem tumores, pedras nos rins e próstata aumentada.

O revestimento da uretra também pode ter um defeito que permite a entrada de bactérias no trato urinário. Por exemplo, relações sexuais freqüentes podem traumatizar a uretra, rompendo seu revestimento e deixando-a mais suscetível a infecções.

A cistite não é comum em homens. Mas, quando ocorre, a causa comum é uma infecção que se espalhou da próstata inflamada ou se iniciou na bexiga em razão da próstata aumentada.

A uretrite, uma infecção ou inflamação da uretra, costuma preparar o cenário para o desenvolvimento da cistite. A uretrite também pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres através de relações sexuais com indivíduo infectado. Os dois tipos mais comuns são a uretrite gonorréica e a não-gonocócica. As bactérias que causam a cistite podem vir pela uretra, mas são diferentes das que causam somente uretrite, em geral, associadas a doenças sexualmente tramsmissíveis.

Sintomas

Os sintomas da cistite incluem sensação de dor ou ardor ao urinar, necessidade freqüente e urgente de urinar e, ocasionalmente, dor na região inferior das costas. Esses sintomas, junto com a urina no sangue, indicam cistite hemorrágica, relativamente comum em mulheres. Apesar de ser um pouco assustadora, ela é freqüentemente fácil de tratar. Contudo, crises repetidas ou sangramento persistente, visível ou microscópico, requerem investigação mais aprofundada. Nos homens, no entanto, a urina no sangue não costuma ser atribuída à cistite hemorrágica e exige investigação imediata.

Com exceção do sangue visível na urina, todos os sintomas mencionados podem estar presentes na uretrite, que também costuma ser acompanhada de secreção. Febre alta, calafrios e dor nas costas (geralmente em um só lado), com ou sem quaisquer outros sintomas, costumam indicar pielonefrite (infecção dos rins), que exige os cuidados imediatos de um médico.

0 comentários:

Design konnio.com