terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Uso de som e cheiro no diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa

O uso de som e cheiro na Medicina Tradicional Chinesa pode reunir informações ao diagnosticar um paciente. As duas ferramentas de diagnósticos são agrupadas porque a palavra chinesa usada para ambas é a mesma. Nessa área de diagnóstico, o médico ouve os vários sons que emanam do paciente e presta atenção a quaisquer cheiros estranhos. Uma grande quantidade de informações pode ser reunida a partir dessas percepções e podem dar ao médico algumas pistas a serem seguidas posteriormente durante a entrevista inicial.

Falar

Uma pessoa sob ataque de um patógeno externo fala suavemente no início, com a voz tornando-se mais alta gradualmente. Com uma deficiência interna, a voz fica mais suave com o tempo, devido à falta de energia. As pessoas com síndromes frias tendem a ficar quietas, ao passo que síndromes de calor estão associadas à fala excessiva. Faz parte da natureza do frio diminuir a velocidade das funções e do movimento, enquanto que o calor os acelera.

Uma pessoa com uma condição de excesso tende a possuir uma voz alta, forte, ao passo que uma voz macia, fraca está associada a padrões de deficiência. Bocejos repetidos são freqüentemente um sinal de estagnação de qi do fígado; é uma tentativa do corpo de liberar emoções reprimidas enquanto expande músculos do tórax que se enrijecem devido à estagnação.

Respiração: respiração fraca e superficial que seja difícil de ouvir está associada com deficiência, especialmente dos pulmões e rins. Respiração alta e pesada indica uma condição de excesso que restringe as passagens de ar. A fonte do chiado asmático também pode ser diferenciada pelo seu som. Em um padrão de deficiência, o som é suave e o paciente tem dificuldade de inalar devido à incapacidade renal de "agarrar o qi".

Em uma síndrome de excesso dos pulmões, o chiado é grave e alto e o paciente tem dificuldade em expirar. Uma tosse (em inglês) alta é um sinal de excesso, ao passo que uma tosse fraca, vagarosa é devido a deficiência. Um som seco, cortado pode indicar secura ou deficiência de yin, ao passo que sons borbulhantes são um sinal de catarro.

Sinais gastrointestinais: vômitos (em inglês) devido a uma condição de excesso são altos e fortes, ao passo que uma condição de deficiência causa vômitos fracos e dolorosos. Soluços são conhecidos como "qi do estômago rebelde" no diagnóstico tradicional chinês. Se eles forem devido ao excesso, o som é alto e curto, ao passo que soluços de deficiência possuem um som fraco e duram mais tempo. Se os soluços aparecem em uma doença após alguns dias, isso é uma indicação de um colapso do qi do estômago. Arrotos altos são um sinal de excesso; se houver calor, um odor ocre acompanha o arroto. Arrotos de deficiência possuem um som mais suave sem odor ocre.

Odores

No geral, odores fortes são devidos ao calor, ao passo que uma falta de aroma é um sinal de frio. Isso se aplica ao hálito, urina, fezes, vômito, suor e quaisquer descargas. Alguns odores específicos estão ligados aos órgãos; por exemplo, um odor doce está ligado ao baço, um odor parecido com a urina está associado a um problema renal e um odor parecido com maçãs podres é um sinal de diabetes ("síndrome metabólica").

Perguntar

Esse é um aspecto excepcionalmente importante do diagnóstico para os médicos, tanto os ocidentais quanto os tradicionais chineses. Ao entrevistar o paciente, o médico tradicional chinês acumula informações suficientes para formular um diagnóstico baseado na condição dos órgãos internos, influências perniciosas e substâncias vitais.

O médico tradicional chinês também se aprofunda nas informações que descobriu ao "olhar, ouvir e cheirar". Além disso, o médico tenta obter um quadro preciso do histórico médico anterior, estilo de vida e área atual da reclamação da pessoa, montando gradualmente um quadro completo de diagnóstico.

0 comentários:

Design konnio.com