segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Como fazer misturas aromaterapêuticas

No início, tente fazer misturas bem simples de aromaterapia. Use seus óleos essenciais favoritos, mas, de preferência, não mais de três a cinco de cada vez. Depois que adquirir certa prática, você poderá adicionar mais óleos para tornar seus experimentos ainda mais interessantes.

Mantenha um caderno com todas as anotações aromaterapêuticas - você precisará de registros exatos de todas as suas receitas. Anote os ingredientes, as proporções e os procedimentos usados para cada receita, bem como observações sobre os resultados obtidos. Etiquete seus produtos finais com os ingredientes utilizados, a data de fabricação e instruções especiais, se for o caso. Isso será muito útil caso você queira reproduzir a receita.

Ao pensar nas misturas, tente pensar nas características de cada óleo, inclusive no que perfumistas profissionais chamam de personalidade, notas aromáticas e intensidade de odor. Os perfumistas imaginam que cada óleo tem personalidade própria e comparam os aromas a notas musicais: as fragrâncias têm notas da cabeça, notas do coração e notas de fundo. As notas de cabeça são os aromas que aparecem imediatamente mas que evaporam rapidamente, as do coração são as que aparecem após os primeiros quinze minutos e as notas de fundo as que são sentidas até horas depois.

A intensidade do odor dos óleos essenciais varia e pode ou não corresponder à taxa da evaporação das notas aromáticas. Adicione quantidades bem pequenas de óleos essenciais fortes, pois um óleo especialmente forte, como o alecrim, pode facilmente esconder o cheiro suave de outro óleo, como sândalo ou cedro. Ao misturar quantidades pequenas para testar suas receitas, pense que uma gota de um óleo de intensidade elevada, como a canela, pode ser muito. Tente adicionar só um pouquinho de óleo com a extremidade de um palito.

Você saberá se os óleos têm um odor intenso, como no caso do patchuli e da canela, cheirando-os. Use apenas uma gota de alguns destes óleos com cinco gotas de um óleo essencial mais suave, como a lavanda. Já a laranja tem um odor tão fraco que você necessitará aproximadamente de oito gotas para que ela se misture uniformemente com as quatro gotas de lavanda.

Abaixo estão as receitas para uma fórmula: 8 gotas de laranja, 4 gotas de lavanda e 1 gota de sálvia. Essa fórmula é uma lição de intensidade e está organizada por notas. Os aromas estão entre as regiões média e alta da nota. A laranja ilumina a alta, evaporando relativamente rápido, enquanto a sálvia dá uma base doce e calmante à lavanda.

Existem outras possibilidades para essa fórmula. Por exemplo, adicione uma gota de canela em vez de sálvia para obter um aroma um pouco mais apimentado e estimulante. Se você optar pelo cheiro amadeirado do cedro, adicione diversas gotas para balancear a mistura. As opções são infinitas.

Outra forma de expandir a mistura é escolher óleos que tenham características similares. Faça sua mistura parecer mais complicada e misteriosa sem que ninguém consiga decifrar seus ingredientes. Tente combinar a menta e o hortelã, o limão e a bergamota, ou a canela e o gengibre. Óleos extraídos das diferentes partes de uma planta tendem a aprofundar e enriquecer o aroma. Por exemplo, adicione uma pequena quantidade de aguarrás como agulhas de junípero a uma baga de junípero para dar mais corpo.

0 comentários:

Design konnio.com