segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Controle de natalidade

O controle de natalidade, também chamado de contracepção, é a prevenção voluntária da gravidez. Existe uma série de métodos disponíveis. Os casais que não usam nenhum método contraceptivo têm uma chance de 80 a 90% de ter um filho em um período de 12 meses, desde que não tenham problema de fertilidade.

Nesse artigo, trataremos de todas as principais formas de controle de natalidade.

Preservativo

Preservativo é um revestimento sintético ou de látex fino que o homem coloca no pênis ereto antes da relação sexual. Apenas o uso de preservativo tem de 70 a 90% de eficiência, dependendo do cuidado com que é utilizado.

Entretanto, podem ocorrer vários problemas com o uso do preservativo. Pode haver furos ou rasgos minúsculos, causando vazamento de esperma. Além disso, quando o pênis é retirado da vagina após a relação, o preservativo, às vezes, rasga ou se desenrola parcialmente ainda dentro dela, liberando esperma.

No entanto, um preservativo de látex usado com freqüência com espermicida é aproximadamente 95% eficaz em prevenir a gravidez. A grande vantagem dos preservativos é que existem à disposição em qualquer farmácia sem necessidade de prescrição médica. Os preservativos de látex também ajudam a evitar a transmissão de muitos tipos de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como a Aids (síndrome de imunodeficiência adquirida).

Diafragma

O diafragma é um protetor de borracha moldado que a mulher coloca dentro da vagina para tampar o colo do útero. Ele impede que o esperma entre no útero. Deve ser colocado antes da relação sexual e deixado por seis horas depois. Os diafragmas estão disponíveis em diferentes tamanhos e devem ser colocados pelo ginecologista. Quando usados com espermicidas, são bastante eficazes, com apenas 3% de chance de engravidar.

Capuz cervical

O capuz cervical é feito de borracha moldada que se encaixa no lado de fora do colo do útero. Enquanto o diafragma cobre o colo e a parte de trás da vagina, o capuz cervical encaixa-se apenas sobre o colo. Como um diafragma, ele impede que o esperma entre no útero. Deve ser colocado para cada relação sexual e deixado por seis a oito horas depois. O capuz cervical existe em diferentes tamanhos e deve ser orientado pelo ginecologista. Sua eficácia é semelhante à do diafragma. O capuz contém espermicida.

Espermicida

O espermicida é uma espuma química, creme, supositório ou gel aplicado na vagina da mulher para matar o esperma. Deve-se usar o espermicida em conjunto com um preservativo ou diafragma; sozinho, tem apenas de 75 a 85% de eficácia. Como desvantagens, o espermicida deve ser aplicado antes de cada relação sexual, possui odores químicos e pode causar irritação na vagina. A grande vantagem dos espermicidas é que existem à disposição em qualquer farmácia sem necessidade de prescrição médica.

Esponja contraceptiva

É um dispositivo semelhante a uma esponja, descartável, saturada de espermicida. É introduzida na vagina contra o colo do útero, onde o dispositivo funciona liberando continuamente espermicida por até 24 horas. Não há necessidade de se aplicar mais espermicida, mesmo para várias relações. Existem outras vantagens: é vendida sem prescrição médica; ao contrário do diafragma, não precisa ser encaixada; e pode ser introduzida antes da hora, permitindo mais naturalidade no sexo. A esponja possui cerca de 85% de eficácia.

Alguns efeitos colaterais estão associados ao uso da esponja. Foram relatados casos de irritação local ou reação alérgica; entretanto, esses efeitos foram leves e raros. Também existe uma preocupação de que a esponja pudesse propiciar infecção, especialmente se usada incorretamente. Você deve consultar um médico sobre o uso apropriado da esponja contraceptiva antes de experimentá-la.

0 comentários:

Design konnio.com