segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Lidando com as picadas de cobras

Se uma cobra picou você e há a suspeita de que seja venenosa, vá para o pronto-socorro mais próximo. Algumas picadas de cobras, principalmente aquelas que têm guizo (ou chocalho), como a cascavel, podem ser fatais. No entanto, o PS de um hospital costuma ter soros muito eficazes para combater o veneno.

Caso você esteja distante de um posto médico, há algumas dicas que você pode seguir enquanto procura ajuda.

Peça para alguém capturar a cobra e matá-la (mas só se isso puder ser feito sem colocar a outra pessoa em risco). Coloque a cobra em um saco e leve-a ao hospital com você, pois isso vai permitir que a equipe médica identifique a cobra corretamente e use o soro correto.

Mantenha-se calmo, imóvel e aquecido. Tente não entrar em pânico, pois o nervosismo estimula o coração a bombear mais sangue, o que só vai ajudar a aumentar a velocidade com que o veneno é espalhado pelo seu corpo. Procure respirar profunda e vagarosamente.

Se a picada foi nas pernas ou braços, retire anéis, pulseiras, sapatos ou meias, pois as extremidades podem inchar. Se possível, fique deirado e imobilize os membros, elevando-os a uma posição acima do restante do corpo.

Caso tenha um kit extrator de veneno, aplique o aparelho de sucção por um período de 30 a 40 minutos ou até você chegar ao hospital.

NÃO aplique gelo, NÃO corte o local da picada com uma faca e NÃO tente chupar o veneno da ferida. Estes métodos ultrapassados de tratamento não ajudam em caso de mordida de cobra.

Peça ajuda. Se você for envenenado, pode ser que comece a se sentir tonto. Não tente ir sozinho ao hospital.

Fique longe das cobras

É possivel reduzir as chances de ser picado por uma cobra se seguir as instruções abaixo.

Mantenha a grama aparada, os arbustos cortados e retire os galhos do jardim e de terrenos próximos. Isso irá reduzir o número de lugares onde as cobras podem se abrigar e se esconder.
Avise as crianças para não brincarem em terrenos baldios e infestados por ervas.
Use varas para mexer em lenha, galhos ou tábuas.
Use botas e calças longas ao trabalhar ou andar em áreas onde possam existir cobras.
Nunca mexa em cobras, mesmo se estiverem mortas.
Durma em uma cama portátil ao acampar em áreas infestadas por cobras.
As picadas e mordidas de diferentes tipos de animais e insetos podem dar muito medo na hora em que lidamos com elas, mas manter a calma e seguir as dicas deste artigo vão ajudar você a obter os cuidados médicos necessários

0 comentários:

Design konnio.com