terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Uso de fatores físicos no diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa, para fazer um diagnóstico é importante avaliar os fatores físicos. Esses fatores podem indicar o tipo e nível de uma doença.


Os olhos não são apenas a janela para a alma.
Eles dizem a um médico se você está doente ou não.



Calafrios e febre

É importante lembrar que esses termos se referem mais às percepções de frio ou calor do paciente, em vez da real temperatura corporal (em inglês) elevada ou tremores. Calafrios e febre que ocorram simultaneamente indicam uma condição externa: se os calafrios forem piores do que a febre (em inglês), a condição é frio do vento; se a febre for pior do que os calafrios, é calor do vento.

Em qualquer desses casos, se a febre persistir após os calafrios desaparecerem, isso é um sinal de que a condição penetrou no interior do corpo. Se a febre persistir e for acompanhada de suor, sede e constipação (em inglês), o calor interior penetrou até o estômago e intestinos, que estão em um nível ainda mais profundo.

Uma febre crônica de grau baixo pode ocorrer após uma doença acompanhada por uma febre que "queimou o yin". Esse tipo de febre também pode ser um sinal de deficiência de qi associada ao colapso do sistema imunológico do corpo. Sentir frio pode ser um sintoma de frio do vento ou deficiência de yang. No frio do vento, pode ser difícil para a pessoa se aquecer, mesmo quando estiver enrolada em roupas quentes. Frio do vento é um mal agudo de duração curta, ao passo que a deficiência de yang é uma condição crônica de longo prazo.

Transpiração

A transpiração é regulada pela abertura e fechamento dos poros, uma função do qi defensivo (wei qi). Quando ocorre deficiência de qi ou yang, os poros permanecem abertos devido à fraqueza e a pessoa experimenta suores espontâneos durante o dia. Isso pode ocorrer mesmo se a pessoa não tiver ficado superaquecida. Sensações de calor à noite com suores noturnos são considerados um sinal de deficiência de yin. Essa condição é chamada de "suores ladrões" porque ela rouba fluidos do corpo à noite.

Em um distúrbio externo, a transpiração é um importante indicador do diagnóstico final: com calor do vento, a pessoa transpira, ao passo que com frio do vento, os poros são fechados pelo frio, causando uma falta de suor. Se ocorrer suor com uma condição externa e a pessoa se sentir melhor depois, isso é um sinal de que o corpo expeliu o patógeno com sucesso. Se o suor não cortar a febre ou fizer com que a pessoa se sinta melhor, o patógeno está vencendo o combate com o wei qi.

Cabeça e corpo

Dores de cabeça (em inglês) que tenham um início agudo com dores graves devem-se normalmente a uma influência externa perniciosa, como frio do vento ou calor do vento. Uma dor de cabeça mais branda e crônica sugere uma influência interna, como deficiência de qi ou sangue. Dor grave e intermitente provavelmente deve-se a fogo do fígado, que sobe até a cabeça, freqüentemente a partir de uma explosão de raiva.

O local da dor de cabeça também possui significância clínica, pois ajuda o médico a selecionar ervas e meridianos de acupuntura que percorrem a área da dor. Por exemplo, uma dor de cabeça frontal é considerada um distúrbio do meridiano do estômago. O tratamento envolve a inserção de agulhas em pontos de acupuntura naquele meridiano e prescrever ervas com uma afinidade para essa área do corpo. Dor no topo ou nas laterais da cabeça estão relacionadas com o fígado e vesícula biliar, ao passo que dor na parte de trás da cabeça está relacionada com o meridiano da bexiga.

Tontura (em inglês) é outro importante aspecto de diagnóstico associado com a cabeça. Se a tontura for devido à deficiência de qi, os sintomas são brandos e pioram quando a pessoa está cansada. Tontura por deficiência de sangue também é branda e piora quando a pessoa se levanta repentinamente. Tontura por umidade está associada com uma sensação de peso, que os pacientes freqüentemente descrevem como um "cobertor molhado enrolado em torno da cabeça". Fogo do fígado pode criar uma grave forma de tontura na qual a pessoa perde o equilíbrio como se estivesse em um barco balançando. Se a própria cabeça estiver sacudindo, isso é um sinal de vento interno se movendo.

Como muitas pessoas lançam mão da Medicina Tradicional Chinesa para o tratamento da dor, esse é freqüentemente o primeiro sintoma mencionado ao médico. O médico pode acumular uma abundância de informações ao perguntar sobre o local, gravidade, freqüência e causas da dor no corpo do paciente. Uma dor que vai e vem se deve à estagnação de vento ou qi, ao passo que uma dor em um local fixo é o resultado de estagnação de frio ou sangue. Se a pressão aliviar a dor, ela é de um tipo deficiente; a pressão sempre faz com que a dor do tipo excessivo piore. Dor em áreas específicas do corpo também podem servir como um sinal de problemas em um órgão interno.

Por exemplo, dor na área das costelas é um sintoma de estagnação no fígado e vesícula biliar. Dor na parte inferior das costas é um sinal importante de deficiência dos rins: como ela se deve a depleção, ela piora após um esforço. Quando a dor na parte inferior das costas se deve a frio e umidade, uma condição estagnante, ela piora após o descanso.

Ouvidos e olhos

Como os rins se abrem nos ouvidos (em inglês), audição fraca ou surdez normalmente se devem à deficiência renal. Uma surdez (em inglês) repentina normalmente se deve ao calor e fogo subindo até os ouvidos, o que é uma condição de excesso. De modo similar, apito nos ouvidos (tinnitus) é um sinal de condição de excesso se surgir repentinamente como um som alto e agudo. Na maioria das vezes essa é uma condição do yang do fígado subindo à cabeça. O desenvolvimento de tinnitus por um longo tempo é um sinal de depleção dos rins. Um teste de diagnóstico é fazer pressão sobre os ouvidos. Se o som ficar mais forte, ele é devido ao excesso; se ficar mais fraco, ele é devido à deficiência.

Os olhos também podem dizer muito sobre o paciente. Conforme mencionado anteriormente, um médico olha nos olhos para avaliar o estado do shen (espírito) de uma pessoa, assim adquirindo um quadro geral da vitalidade e o potencial de cura. Dor nos olhos pode ser devido a fogo do fígado ou calor do vento, ao passo que olhos secos podem ser causados por deficiência sangüínea. Uma visão fraca geralmente está associada à deficiência de jing dos rins ou de sangue do fígado, da mesma forma que a cegueira noturna (em inglês). Coceira nos olhos é um sintoma de vento externo ou deficiência sangüínea. O movimento anormal dos olhos é um sinal de vento interno.

Fezes e urina

As fezes e a urina são fontes importantes de informação mas podem ser sinais desprezados pelo paciente. Fezes que sejam grudentas ou que causem queimação com um odor forte são um sinal de calor, ao passo que diarréia agüada com pouco odor é um sinal de deficiência ou frio. Calor úmido causa freqüentes vontades de defecar, mas apenas uma pequena quantidade é expelida a cada vez. Fezes que sejam agüadas com alimentos não digeridos indicam deficiência de yang do baço; se os mesmos sintomas ocorrerem de manhã cedo ("diarréia do canto do galo"), eles se devem à deficiência de yang dos rins.

Quando ocorrer constipação, outros sinais de diagnóstico devem ser considerados. Se a constipação acompanhar urina escura, mau hálito (em inglês) e uma saburra amarela sobre a língua, o calor é a causa. Estagnação de qi é a causa se a constipação ocorrer quando a pessoa estiver transtornada; uma deficiência de qi ocorre se a pessoa se sentir cansada após um movimento dos intestinos. Na deficiência de sangue ou yin, as fezes são excepcionalmente secas, tornando sua passagem difícil.

A passagem freqüente de urina clara indica deficiência renal; se a urina for concentrada (amarelo escuro), isso é um sinal de calor. Urinar na cama também pode ocorrer quando há deficiência renal; nas crianças, a causa de urinar na cama normalmente é emocional. A falta de urinação pode surgir de rins muito deficientes ou ocorrer devido a calor grave, estagnação sangüínea ou uma pedra.

Qualquer que seja a causa, a falta de urinação é uma condição que implica risco de morte, pois o corpo pode tornar-se rapidamente sobrecarregado por suas próprias toxinas. No geral, uma urina clara é sinal de frio, urina escura é sinal de calor e urina embaçada é sinal de umidade. Dor aguda ou sangue na urina pode resultar de uma pedra ou calor na bexiga urinária. Sangue sem dor poderia ser um sinal de câncer.

0 comentários:

Design konnio.com