sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Tratamentos alimentares para a Intestino irritável

Tratamentos alimentares para a SII
Embora não haja provas de que algum alimento específico cause a SII, sabe-se que alimentos podem agravá-la. Mas nem todos os pacientes são afetados da mesma maneira pelas mesmas comidas, é bom lembrar disso. A maneira de fazer testes é eliminar somente um tipo de alimento da sua dieta de cada vez e perceber se começa a se sentir melhor. Registre os resultados no seu diário.

Aqui vai uma lista dos tipos de alimentos que podem estar piorando seus sintomas e outra de alimentos que podem ajudar a diminuir os efeitos da SII:

Evite...

Laticínios. Alguns dos pacientes com SII também são intolerantes à lactose, o que significa que não são capazes de digerir a lactose, o açúcar naturalmente presente no leite e em seus derivados. Iogurtes e queijos duros não parecem causar nenhum sintoma, já que as bactérias existentes neles convertem a maior parte da lactose em ácido láctico antes de serem consumidos. Para descobrir se você é intolerante à lactose, um médico pode fazer um teste de respiração para verificar. Caso fique comprovado, já é possível comprar a enzima lactase na forma de tabletes e até em alguns alimentos para ajudar a aliviar os sintomas. Produtos derivados de leite integral também possuem gordura, que também pode irritar. Prefira produtos feitos com leite desnatado ou semi-desnatado.

Frutas cítricas. Entre todos os tipos de frutas, as cítricas, como laranjas e mexericas, parecem ser as causadoras de gases mais comuns.


Produtores de gás. A última coisa que alguém com SII precisa é de mais gases. Entre os piores estimuladores: cebolas, feijão, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, pimentões verdes e vermelhos, além de bebidas com gás. No entanto, vários desses produtos são ricos em nutrientes. O melhor é fazer testes com quantidades menores ou diferentes métodos de preparo.


Alimentos apimentados. Tire os condimentos de seus pratos e veja se faz alguma diferença.


Produtos do trigo. As pessoas que perceberam que produtos contendo trigo são um problema devem consultar o médico para descobrir como manter ou aumentar a ingestão de fibras sem usar trigo.


Açúcar. Alguns pacientes de SII possuem o que se conhece como intolerância à frutose e têm dificuldade em ingeri-la (açúcar das frutas). A sucrose, ou açúcar de mesa, também pode disparar os sintomas.


Chocolate. Não apenas contém cafeína como também é rico em gordura e açúcar.

Cafeína. Encontrada em café, chá, chocolate, refrigerantes do tipo cola e até em alguns medicamentos, a cafeína pode estimular o intestino e causar azia e dores.


Gordura. O corpo tem uma dificuldade maior em digerir carnes gordurosas, manteiga e óleos em geral.

Chiclete e doces sem açúcar. Como o adoçante artificial não é digerível, principalmente os fabricados com sorbitol, eles podem agravar os sintomas da SII.

Prefira:

Fibras. Em muitos casos, fibras dietéticas podem aliviar os sintomas, especialmente a prisão de ventre. Mas elas podem não fazer o mesmo no caso de dores ou diarréia. Frutas e vegetais frescos, pães e cereais integrais são boas fontes de fibra. Aumente a ingestão dela gradativamente até chegar a uma quantidade de 35 a 40 gr por dia. Com esse aumento gradual, a maioria dos pacientes de SII consegue reagir muito bem às dietas ricas em fibras.


Água. É importante beber de seis a oito copos de água por dia, especialmente se você tem diarréia ou está aumentando sua ingestão de fibras. Mas beber líquidos com gás podem causar gases e desconforto, cuidado!
Se a dieta não funcionar

Além de observar o que come, também dá para controlar seus sintomas com remédios (laxantes, remédios para diarréia, calmantes ou antidepressivos), mas somente após ter conversado com seu médico. Os médicos costumam pensar duas vezes antes de receitar drogas fortes e que podem viciar (além de que podem causar outros efeitos colaterais no sistema digestivo) para o tratamento da SII, especialmente porque a raiz do problema ainda não é compreendida e raramente leva a complicações mais sérias.

E além de ir ao médico, há métodos alternativos para tratar a SII, como a prática de exercícios ou a redução de estresse

0 comentários:

Design konnio.com