quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Intoxicação alimentar

Botulismo e Salmonelose
O termo intoxicação alimentar se refere, normalmente, às doenças causadas pela ingestão de alimentos que são ou tóxicos por si só (como por exemplo, certos tipos de cogumelos silvestres) ou foram contaminados por bactérias ou por outras substâncias tóxicas.

Muitos dos sintomas normalmente associados à intoxicação alimentar - náusea, vômito e diarréia - são desagradáveis, mas geralmente não trazem riscos de morte e desaparecem dentro de um período relativamente curto, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, para alguns grupos - particularmente os idosos, os jovens e os gravemente doentes - a intoxicação alimentar pode ser extremamente grave e, em algumas ocasiões, como no caso do botulismo e do envenenamento por cogumelos, potencialmente fatal.

Em geral, a contaminação bacteriana por alimentos pode ser evitada com alguns cuidados na preparação dos alimentos. Deve ser dada especial atenção na hora de lavar as mãos antes de manusear os alimentos, de refrigerar os alimentos corretamente, e de limpar as áreas onde os alimentos são preparados.

Botulismo

A bactéria clostridium botulinum produz uma toxina que, quando ingerida, impede a transmissão de impulsos nervosos aos músculos. Náusea, vômitos e cólicas abdominais são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso começam na cabeça, causando visão dupla ou turva e dificuldade para engolir; e depois migram em direção ao tronco, causando paralisia nos braços, nos músculos que auxiliam a respiração e, eventualmente, nas pernas. Esses sintomas normalmente aparecem de 4 a 36 horas após a ingestão da toxina, mas podem demorar até oito dias.

Os alimentos enlatados são os que mais causam o botulismo. Além disso, o mel também pode causar botulismo em bebês, chegando até a ser fatal para essa faixa etária. A melhor maneira de evitar o botulismo é seguir estritamente as orientações de preparo e conserva dos alimentos em casa. Alimentos contaminados muitas vezes tem um odor fétido, mas tal característica nem sempre está presente.

Com a disponibilidade da antitoxina botulínica, menos de 10% dos casos são hoje fatais. Entretanto, a suspeita de botulismo deve ser tratada como uma situação de emergência.

Salmonelose

A salmonelose se refere a uma série de doenças causadas pela bactéria chamada salmonela. Uma dessas doenças é a febre tifóide que, felizmente, é muito rara, hoje em dia, nos Estados Unidos. Uma forma comum da salmonelose é a gastrenterite.

Os alimentos que mais comumente contêm a bactéria salmonela são carnes, aves, leite e ovos. A salmonela é freqüentemente transmitida pelo contato com material fecal humano ou animal ou pela ingestão de alimentos contaminados pelo material fecal. Os sintomas da gastrenterite causada pela salmonela incluem náusea, cólicas abdominais e diarréia. Nos casos mais graves, as fezes apresentam muco e sangue.

Os sintomas da salmonelose normalmente aparecem 12 a 24 horas após a ingestão dos alimentos contaminados. Muitos casos ocorrem em crianças durante o verão e no começo do outono. A doença não costuma ser grave e geralmente dura de dois a cinco dias. No entanto, a salmonelose pode ser fatal para os bebês, pacientes gravemente doentes e idosos.

O tratamento da maioria das infecções causadas pela salmonela envolve a reposição dos líquidos perdidos por causa da diarréia. Caso a vítima perca muito líquido, ela deverá ser hospitalizada para tomar soro intravenoso. O uso de antibióticos somente é recomendado em pacientes com sintomas graves, pois, se usados indiscriminadamente, eles podem prolongar a doença. Medicações anti-diarréia devem ser usadas apenas para controlar os sintomas mais graves. Análises laboratoriais das fezes e sangue poderão ser necessárias para estabelecer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado. A análise de culturas de fezes deverá ser feita após a cura da doença a fim de verificar se a bactéria ainda está presente no organismo, podendo, conseqüentemente, alastrar a infecção.

0 comentários:

Design konnio.com