terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bicho geográfico, brotoejas e pele seca

Freqüentemente banhistas se revoltam porque não podem levar o cão à praia. Não se trata de arbitrariedade, mas sim de medida preventiva de doença para seres humanos (e, também para os cães). A principal doença é o bicho geográfico ou larva migrans. A apresentação na pele é causada por parasitas do gênero ancilostomídeo presentes em cães e gatos.
As praias não são o local principal de exposição devido à quantidade de areia e ao contato com a água do mar.

O principal local são os bancos de areia de parques e jardins, pois mesmo com cercas que impedem a presença de cães, ainda é local preferencial para defecação de gatos. Por esse motivo, algumas prefeituras retiraram o banco de areia (simpático) e, mantém somente um (pouco simpático) terreno com pedregulhos.

A infestação acomete mais crianças, causa grande irritação e coceira em pernas e nádegas. Consulta médica é obrigatória e o tratamento é por via oral, na maioria das vezes.
O que fazer: deixar crianças sempre calçadas com sandálias e cobrir os tanques de areia no período noturno para evitar a entrada de gatos.

Brotoejas (miliária)

As brotoejas são lesões nas glândulas que produzem o suor. Em geral, é um problema das crianças pequenas nos dias de muito calor. O suor produzido em maior quantidade infiltra a pele desencadeando um processo inflamatório.

As lesões costumam ser no tronco e na região do pescoço. As lesões causam muita coceira. A criança não deve coçar as lesões porque há o risco de uma infecção secundária, causando um quadro mais grave.
O que fazer: deixar a criança com roupas arejadas em ambiente frescos. Procurar o médico para tratamento das lesões especialmente nas crianças pequenas.

Pele seca

Mesmo que você não tenha nenhuma doença de pele, a exposição ao sol e á água do mar ou da piscina, deixa a sua pele mais frágil pela perda da camada de gordura que normalmente protege a nossa pele. Isso predispõe ao aparecimento de micoses e a uma pele mais descamativa com sintomas de prurido (coceira).

Portanto, após exposição ao sol é fundamental o uso de cremes hidratantes para proteger a sua pele. Dê preferência a cremes de marcas conhecidas e que sejam antialérgicos. Ou seja, mesmo de férias você precisa cuidar da sua pele!

0 comentários:

Design konnio.com