segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Controlando as alergias enquanto faz exercícios

Antes de começar qualquer programa de exercício vigoroso, consulte seu médico. Nem sempre exercícios e alergia são uma boa combinação - mas não use as alergias como pretexto para ser sedentário.

A única coisa que você precisa fazer é tomar precauções. Se você tiver asma ou dificuldades de respiração, consulte um alergista antes de começar um programa de exercícios. Muitas das dicas de exercícios abaixo podem ser aplicadas tanto para asmáticos como para pessoas que sofram com alergias.

Especialmente se você tiver asma, aqueça-se devidamente antes de se exercitar e esfrie/alongue depois.
Se você tiver tomando injeções para alergia, não se envolva em atividade física vigorosa uma hora antes nem duas horas depois da injeção. Exercícios vigorosos fazem com que o coração bata mais rápidoe o sangue flua mais intensamente, o que pode levar a uma absorção mais rápida do alérgeno. Suas chances de experimentar um efeito colateral mais sério aumentam.
Evite exercícios ao ar livre quando as quantidades de fungo/pólen estiverem muito altas e se o tempo estiver frio e com muito vento. Mesmo quando a quantidade de pólen estiver moderada, escolha com cuidado o lugar onde você se exercita. Evite correr ao longo de caminhos gramados ou por campos.
Pelo bem de sua saúde e de sua segurança, evite correr pela estrada. Os níveis de poluição podem ser altos.
As pessoas com reações a mordidas de insetos devem carregar adrenalina injetável ao se exercitar ao ar livre e usar uma pulseira de identidade em caso de uma emergência.
Academias, centros de recreação e salas de aparelhos para exercícios podem ser a melhor solução quando se quer evitar o pólen e a poluição e não é possível se exercitar ao ar livre. Ainda assim, como a maioria dos lugares, eles guardam alérgenos ou irritantes potenciais. No verão, o impacto do ar condicionado pode deixar com corisa. Esporos de fungos podem estar presentes em colchonetes de espuma e borracha ou no carpete. Coloque uma toalha ao se exercitar ou alongar em qualquer superfície.
As toalhas das academias precisam ser desinfetadas com alvejantes. É melhor você levar sua própria toalha para evitar irritação causada pelos desinfetantes e detergentes.
Quando os alérgicos devem se exercitar?
Decidir quando se exercitar pode ser difícil para os alérgicos, já que dias de muita poluição podem ser tão ruins quanto dias de altas quantidades de pólen. A Agência de Proteção Ambiental tem um site que lista as taxas diárias de qualidade do ar para cada estado (nos EUA). Nos dias em que os níveis de poluição estão altos, atividades vigorosas ao ar livre não são recomendadas. Enquanto você puxa e solta o ar, você aspira poluentes como dióxido sulfúrico, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio. Como a maioria das pessoas respira pela boca ao se exercitar, esses poluentes se desviam do filtro natural do ser humano: o nariz. Os poluentes irritam as vias aéreas e podem causar dificuldades de respiração. A poluição é maior no meio da tarde e menor no início da manhã. As quantidades de pólen também são menores na madrugada, fazendo com que o início da manhã seja um bom horário para sair de casa. Exercitar-se logo após uma chuva também é muito bom.

Nadar é uma atividade aeróbica excelente, mas o cloro pode irritar membranas nasais sensíveis. Use um tampão de nariz ou use uma prancha para manter sua cabeça fora da água. Experimente aeróbica na água. A maioria das aulas não exige que você mergulhe.
Mergulho e problemas sinusais

Mergulhar com o nariz congestionado ou depois de ter tomado antihistamínicos são atitudes perigosas. As pessoas que têm rinite alérgica ou problemas sinusais geralmente têm dificuldade em igualar a pressão nos ouvidos e seios da face. Se não igualar devidamente ao descer, os tímpanos podem se romper.

Embora os descongestionantes, antihistamínicos e sprays nasais possam descongestionar as vias aéreas, os efeitos desses medicamentos podem diminuir debaixo da água, resultando em problemas para igualar a pressão ao subir. Além disso, muitos medicamentos que são vendidos sem receita médica têm efeitos sedativos. Um mergulhador sonolento pode rapidamente transformar-se em um mergulhador morto. Consulte sempre um alergista antes de planejar um mergulho.

Os alergistas, sem contar as escolas e organizações de mergulho, geralmente proíbem mergulho para asmáticos, a menos que sua asma esteja bem controlada. O mergulho é um esporte que exige que você respire de maneira regular e relaxada. Se suas vias respiratórias estiverem comprometidas, o ar que se expande não tem para onde escapar, especialmente quando você sobe, o que pode resultar em danos com risco de vida. Além disso, o ar que se respira em um tanque é frio, seco e comprimido, o que geralmente provoca espasmos brônquicos.

Mergulhar com tubos de respiração (snorkel) é uma opção melhor para os asmáticos e para os que sofrem de problemas sinusais.

0 comentários:

Design konnio.com