segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Desarmonia na Medicina Tradicional Chinesa

Visão geral
O conceito da desarmonia na medicina chinesa se desenvolveu por séculos em um sistema sofisticado de diagnóstico. Ao seguir vários procedimentos de diagnósticos estabelecidos, um especialista em Medicina Tradicional Chinesa pode construir um quadro detalhado do estado de todos os órgãos internos sem a ajuda dos exames laboratoriais ou outros tipos de tecnologia moderna.

Para identificar um padrão de desarmonia, o médico avaliará o estado dos órgãos, gradualmente descobrindo a causa da doença pelo agrupamento dos sintomas em padrões tradicionais.

Padrões tradicionais da desarmonia

Durante a consulta inicial do paciente, o especialista deve organizar todos os fatos que não parecem estar relacionados com a condição do paciente, refinando gradualmente estas informações em categorias de diagnóstico.

Primeiramente, o especialista organiza a evidência solta em categorias gerais conhecidas como os oito parâmetros, que consistem em quatro grupos de polaridades: yin e yang, calor e frio, interno e externo, excesso e deficiência.

O diagnóstico pelos oito parâmetros é o fundamento básico para todas as categorias de diagnóstico. Fornece ao especialista uma visão geral da doença do paciente ou padrão de desarmonia. Uma vez que o especialista tiver agrupado os sintomas de acordo com os oito parâmetros, ele pode refinar mais o diagnóstico para determinar a condição das substâncias vitais e órgãos internos.

Desta maneira, o diagnóstico se desenvolve a partir de uma imagem geral para uma descrição dos processos fisiológicos individuais do paciente. Por exemplo, no diagnóstico dos órgãos, a deficiência do qi do baço é um padrão de desarmonia. Este é um diagnóstico muito específico. No diagnóstico de oito parâmetros, o mesmo desequilíbrio é geralmente classificado como uma condição interna deficiente.

0 comentários:

Design konnio.com