terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Estratégias de tratamento da dermatite

A determinação da causa da dermatite é parte importante do tratamento, mas há algumas dicas que podem ajudar a aliviar aquela coceira incômoda. Mas lembre-se de que os medicamentos só devem ser usados cm prescrição médica.

Refresque o local afetado - compressas frias vão ajudar. Use um lenço ou um tecido dobrado várias vezes. Mergulhe o tecido em água fria ou solução de acetato de alumínio e coloque sobre a lesão por 10 a 15 minutos a cada hora. Compressas úmidas também são indicadas quando há exsudato ou bolhas; você vai secar a lesão umedecendo-a repetidamente.

Compressas de leite integral também são eficazes, pois a proteína do leite ajuda a aliviar a coceira.

Aplique loção de calamina - esta velha receita pode ajudar a aliviar a coceira. Aplique uma fina camada duas a três vezes por dia, de maneira que os poros não fiquem fechados.

Use um creme de hidrocortisona - este creme é indicado pelos dermatologistas. Ele pode aliviar a coceira e a inflamação da dermatite mas não ajuda, nem anula a capacidade do corpo de lutar contra uma infecção fúngica ou bacteriana que pode acontecer quando o ato de coçar lesiona a pele. A hidrocortisona tópica pode ser a melhor escolha de tratamento para a dermatite alérgica do que para a dermatite irritante. A diferença entre estes dois tipos de dermatite será explicada na próxima seção.

Fique longe de produtos que terminam em "caína" - se o nome genérico de um produto para a pele termina com o sufixo "caína", como em benzocaína, o remédio é derivado de uma anestésico e os anestésicos podem agravar a reação alérgica em algumas pessoas sensíveis. Tratar uma queimadura solar com um destes produtos pode fazer a coceira por alergia virar uma queimadura.

Não aplique anti-histamínico tópicos - estes produtos podem causar reações alérgicas na forma de uma urticária grave se a pele for friccionada.

Use um anti-histamínico via oral - pode ajudar a aliviar a coceira. Tais produtos geralmente causam sonolência, mas este efeito colateral pode ser útil à noite na hora de dormir, quando a coceira é mais forte. Se você tomar este tipo de medicamento durante o dia e ficar sonolento, evite dirigir ou operar máquinas pesadas.

Não coce - coçar lesiona a pele e pode causar uma infecção secundária. Se for impossível resistir à coceira, friccione a pele com a ponta dos dedos ao invés de coçar com as unhas. Se o problema é com uma criança, corte suas unhas bem curtas e, se necessário, faça-a usar luvas, pelo menos à noite, para evitar que a lesão seja agravada.

Tome um banho para aliviar a coceira - acrescentar farinha de aveia ou bicarbonato de sódio na água morna do banho vai ajudar a suavizar a coceira, apesar de não curar a urticária. Não use água quente.

Existem três tipos básicos de dermatite. A seguir, daremos detalhes sobre a dermatite alérgica de contato e como tratá-la.

Quando procurar um médico
Algumas vezes a dermatite pode ser tratada em casa, mas procure ajuda médica imediatamente se:

a urticária vier acompanhada de respiração curta ou dificuldade respiratória, aperto na garganta ou inchaço da face;
aparecer uma urticária arroxeada que lembra um hematoma.
Procure também um médico se houver urticária e:

listras vermelhas na pele;
se a pele estiver inchada, inflada ou extremamente delicada ao toque;
caso haja dor articular, febre, dor de garganta e glândulas inchadas;
se um novo medicamento estiver sendo usado, mas não pare de usá-lo sem recomendação do médico ou do farmacêutico;
você foi recentemente picado por um carrapato;
o problema não melhora com o uso de tratamentos caseiros;
os sintomas são graves o suficiente para interferir no seu sono e atividades normais do dia-a-dia;
o problema piorou

0 comentários:

Design konnio.com